Indaiatuba vai sediar a próxima reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), na próxima terça-feira (20/7). O encontro vai reunir os prefeitos das 20 cidades que compõem a região. Os assuntos da pauta são a retomada econômica pós-pandemia de covid-19 e recursos hídricos.

A reunião será promovida pela Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp). Estarão presentes o superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Francisco Loducca, é responsável pelo gerenciamento dos recursos hídricos do Estado de São Paulo; o diretor administrativo e financeiro do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresa (Sebrae), Guilherme Campos, e o empresário Rafael Cervone, eleito novo presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).

O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (MDB), declarou satisfação em receber a reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC. “Para nós é um privilégio receber os representantes das cidades que compõem a nossa região. Nesse encontro vamos ter algumas novidades. O Sebrae irá expor benefícios dos quais os municípios podem usufruir e também discutiremos sobre a situação da Covid na RMC, para qual estamos buscando ações em conjunto”, disse Gaspar.

“Em nossa última reunião, que aconteceu em junho, o Conselho de Desenvolvimento aprovou a criação do Comitê de Retomada Econômica da Região Metropolitana. A ideia do comitê é justamente discutir propostas e ações que visem a elaboração e implementação de um plano regional de retomada econômica neste momento de pandemia e pós-pandemia. A proposta é que o comitê trabalhe no suporte e apoio empresarial (econômico), acesso a novos mercados, crédito emergencial, desburocratização, fomento a demanda, além de suporte e apoio socioeconômico, infraestrutura e serviços públicos”, explicou o diretor-executivo da Agemcamp, Benjamim Bill Vieira de Souza.

Aos prefeitos, Loducca vai atualizar as informações sobre a construção da barragem em Pedreira e o reservatório Duas Pontes, em construção no Rio Camanducaia, em Amparo. “ As obras vão aumentar a oferta de água dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí e assegurar abastecimento para 23 municípios da região. Isso é importante para o nosso presente e futuro”, ressalta o superintendente.

A obra da Barragem Pedreira está na quarta fase, com o desvio do Rio Jaguari já concluído. O empreendimento caminha para a etapa final da escavação da fundação onde será construído o eixo da barragem. Na sequência será realizada a limpeza e tratamento da fundação, seguido das injeções de consolidação, como mais um elemento que conferirá estabilidade à barragem.

Até o momento, contabiliza-se 30,59% de construção, após superadas as etapas administrativas como emissão de licenças, projeto e licitação. A previsão é que o novo reservatório esteja em funcionamento no próximo ano.

A Região Metropolitana de Campinas é composta pelos municípios de Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara D’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.

O local e horário da reunião do Conselho de Desenvolvimento, na terça-feira (20/7), não foram informados e também não foi permitido o acesso da imprensa.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *