Com a baixa procura da população pelo serviço de Teleatendimento Covid-19 aos domingos, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu encerrar o serviço neste dia da semana, exclusivamente, mantendo somente o atendimento on-line, das 7h30 às 22h, de segunda a sábado.

Desde a implementação no município, em 18 de junho de 2020, a equipe médica do Teleatendimento Covid-19 realizou 64.562 atendimentos de forma virtual.

Em junho de 2021, a média era de 300 pessoas atendidas por dia, e aos domingos cerca de 200.

Com a baixa incidência de novos casos confirmados da doença, hoje, a média é menos de 150 em dias da semana, sendo que a procura por esse serviço aos domingos é menor que 50%, cerca de 70 consultas virtuais.

O Teleatendimento Covid-19 está inserido na plataforma Minha Saúde, no site da Prefeitura de Indaiatuba, e trata pacientes com sintomas gripais de forma virtual, evitando o deslocamento até uma unidade de saúde.

Para acessar o teleatendimento, o morador de Indaiatuba que apresentar qualquer sintoma de gripe deve acessar o “Minha Saúde” – Teleatentimento Covid-19 pelo site da Prefeitura.

Assim que acessa, o paciente passa por uma triagem, respondendo a um questionário do sistema, que avaliará automaticamente o quadro clínico. Caso sejam sintomas leves o paciente receberá as devidas orientações para se cuidar e recuperar em casa.

Se a plataforma identificar sintomas de maior gravidade, o paciente passará para o atendimento médico on-line (para isso, se necessário, o paciente deverá ativar a câmera e o microfone do dispositivo celular ou computador), e se for apontado a necessidade pelo médico, o paciente poderá ser encaminhado ao serviço de referência para atendimento presencial.

A Secretaria de Saúde vem disponibilizando médicos que ficam disponíveis para as consultas on-line diariamente, das 7h30 às 22h, agora, de segunda a sábado. O médico oferece todas as orientações necessárias, sendo os exames diagnósticos, receitas médicas, resultados de exames, entre outros.

O Teleatendimento Covid-19 foi criado em conjunto pela empresa Tivit e pelo Departamento de Informática da Prefeitura sob supervisão de uma equipe de médicos da Secretaria de Saúde. A plataforma foi idealizada e implementada em aproximadamente dois meses. Além do Teleatendimento Covid-19 é possível acessar o Teleconsulta Especialista, uma opção para os pacientes que já tem um encaminhamento médico e precisam dar sequência no tratamento. Os dois serviços foram lançados em 18 de junho de 2020.

A Secretaria de Saúde continua oferecendo o WhatsApp da Saúde para a população tirar as dúvidas com relação à saúde: (19) 99779-3856.

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