A Secretaria de Saúde de Indaiatuba finalizou, na manhã desta quarta-feira (21/7), a instalação de um novo tanque de oxigênio na Unidade de Pronto Atendimento (UPA-24H), localizada no Jardim Morada do Sol.

O Contrato Emergencial 358/2021 firmado com a empresa White Martins Gases Industrias LTDA, tem duração inicial de seis meses e garante o fornecimento e abastecimento de 15.000m³ de oxigênio por mês.

O investimento feito pela Prefeitura de Indaiatuba é de R$ 1.147.450,00 por 6 meses de contrato.

Antes da pandemia de covid-19 o consumo de oxigênio na UPA-24H era de 300 m³ por semana e em meados de maio de 2021 o consumo chegou a 1.400 m³ por dia, o que fez com que a Secretaria Municipal de Saúde buscasse por este contrato emergencial para garantir o abastecimento de oxigênio para os pacientes com síndromes gripais ocasionadas pela covid-19.

Nos últimos meses, a UPA-24H apresentou um expressivo aumento de pacientes em uso de oxigenoterapia em leito de observação e internação provisória.

Instalação do tanque de oxigênio foi concluída hoje (Foto: Eliandro Figueira/RIC/PMI)

“Este serviço é de suma importância para o atendimento dos pacientes visto que a descontinuidade ou falha no fornecimento deste produto gera imediatamente risco a vida do paciente assistido pelo serviço de saúde”, comentou a secretária municipal de Saúde, Graziela Garcia.

A contratação desta prestação de serviço é necessária para proporcionar melhor atendimento e saúde dos pacientes Indaiatuba, sendo o gás medicinal um bem de consumo utilizado para fins de diagnóstico ou destinado a tratar ou prevenir doenças ou restaurar, corrigir ou modificar funções fisiológicas.

O Contrato 358/2021 prevê a contratação de uma empresa especializada para o fornecimento contínuo de gás medicinal tipo oxigênio liquido com instalação de tanque, incluindo estrutura, instalação, equipamentos, acessórios correlacionados e manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos.

O tanque de oxigênio tem capacidade de 9.629 m³ e terá reposição realizada uma vez por semana. Caso o consumo seja acima de 15.000 m³, a empresa garantiu o fornecimento necessário.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *