Por Patrícia Lisboa

O Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc), de Indaiatuba, tem cinco pacientes internados com diagnóstico de covid-19, nesta quinta-feira (16/9). Esse é o menor número de pacientes com exame positivo para a contaminação pelo novo coronavírus internados, no Haoc, desde o dia 6 de maio do ano passado – há um ano e quatro meses.

Nas últimas 24 horas, não houve óbito de paciente internado com covid-19, no Haoc. Ocorreram quatro altas de pacientes que tiveram a doença e quatro novas internações de pessoas com sintomas de síndrome respiratória.

No momento, há 16 pessoas com sintomas de síndrome respiratória internadas na ala covid-19, no Haoc, sendo que sete estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que tem 24 leitos, e nove estão na enfermaria, que tem 60 vagas. Do total de internados, cinco já têm exame positivo para a covid-19.

NÚMEROS DOS MESES ANTERIORES

Há um mês, em 16 de agosto, eram 27 pessoas internadas com diagnóstico de covid-19, no Haoc; em 16 de julho, eram 57 pacientes positivados para a doença e a UTI estava com os 24 leitos ocupados. Em 16 de junho, eram 59 pessoas com exame positivo para a covid-19 e a UTI também estava lotada.

A última redução significativa de internações ocorreu em novembro do ano passado, mas, no período – quando a vacinação contra a covid-19 ainda não havia começado (a imunização começou em janeiro deste ano) – a diminuição das internações ocorreu em menor patamar, chegando a oito internados com exame positivo, no dia 12 de novembro. Depois dessa data até 8 de maio, os números foram superiores ao de hoje (16/9).

Em 7 de maio de 2020, também eram cinco pacientes positivados e, em 6 de maio de 2020, o número era menor do que o de hoje: eram quatro pacientes internados com diagnóstico de covid-19.

REFLEXO DA VACINAÇÃO

A redução das internações, como já informou a Secretaria Municipal de Saúde, é reflexo do avanço da imunização contra a covid-19. Ontem (15/9), Indaiatuba alcançou a marca de 50% da população estimada vacinada contra a doença, como informou o DROPES. (Veja aqui).

Até o meio dia de hoje, já tinham sido aplicadas 338.230 doses da vacina, sendo que o total de imunizados (com as duas doses ou dose única) era de 131.861 pessoas – que correspondem a 50,58% dos 260.690 habitantes da cidade, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em agosto deste ano.

Hoje, está sendo aplicada a segunda dose da CoronaVac em pessoas que receberam a primeira dose entre 14 e 20 de agosto. Amanhã (17/9), será aplicada a segunda dose da AstraZeneca em quem recebeu a primeira dose no dia 19 de junho. A vacinação acontece das 9h às 18h, no Centro Esportivo do Trabalhador, que fica na Avenida Conceição, 1885, Cidade Nova 2.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.