Por Patrícia Lisboa

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), em atendimento às recomendações do Centro de Contingência da Covid-19, anunciou uma nova reclassificação do Plano São Paulo com o retorno de todas as regiões paulistas para a fase vermelha, a mais restritiva, que, no modo presencial, só permite o funcionamento de atividades essenciais. O comércio pode operar em esquemas drive-thru e delivery. As atividades presenciais nas escolas não serão suspensas. As regras da fase vermelha valem a partir da 0h de sábado (6/2) e seguem até o dia 19 deste mês, totalizando 14 dias.

A anúncio acaba de ser feito em entrevista coletiva, que ainda acontece no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, com transmissão por redes sociais. (Acompanhe no vídeo abaixo)

Ontem, como informou o Blog da Pimenta, o governador já havia sinalizado para a adoção de medidas mais restritivas, para conter a disseminação da covid-19 no Estado.

O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (MDB), participou da reunião entre os prefeitos e o Governo do Estado, na tarde de ontem. A Prefeitura de Indaiatuba aguarda o pronunciamento do Estado, para se manifestar.

O Governo do Estado reforçou aos prefeitos que o Estado de São Paulo possui 7.415 pacientes internados em UTIs, número recorde desde o início da pandemia. “Se não aplicarmos medidas mais restritivas, teremos onze dias até um colapso em nosso sistema de atendimento hospitalar”, disse o secretário de Estado da Saúde, Jean Gorintcheyn, na ocasião.

“O cenário é alarmante e exige uma ação pronta e unificada de todos nós. Situação é preocupante em todas as regiões, com maior gravidade no interior”, acrescentou o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

“O momento é de união e mobilização diante de uma circunstância gravíssima como essa. As duas piores semanas desde o início da pandemia estão por vir, nós temos que estar preparados. Não podemos estar ausentes, indiferentes, tratarmos isso com frieza ou debaixo de pressões que não sejam exclusivamente pela proteção à vida”, reforçou Doria, na reunião virtual com os prefeitos, ontem.

Na entrevista coletiva de hoje, Doria reafirmou: “vamos enfrentar as duas piores semanas da pandemia”. “Estamos em São Paulo e no Brasil à beira de um colapso”, afirmou o governador.  

FASE VERMELHA

A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, informou que, durante a fase vermelha também vai funcionar o “toque de restrição” com orientação para que a circulação de pessoas ocorra somente em função de atividades essenciais, diariamente, das 20h às 5h.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *