Por Patrícia Lisboa

A Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec) vai transferir o prédio e o acervo do Museu Ferroviário – que inclui a locomotiva a vapor n° 10, fabricada em 1874, que pertenceu a Dom Pedro II – para a Secretaria Municipal de Cultura. O prédio histórico também abrigará o Departamento de Turismo, ligado à Pasta. A informação foi confirmada ao DROPES pela superintendência da Fiec.

“A medida, além de ser um dos planos de governo da administração do prefeito Nilson Gaspar, também tem em sua essência o caráter histórico e de preservação de memória, que é um dos escopos da Secretaria Municipal de Cultura”, justificou a fundação. Com a instalação do Departamento de Turismo no local, também pretende-se, segundo a superintendência da Fiec, “fomentar o turismo histórico no município”.

Museu Ferroviário vai abrigar o Departamento de Turismo (Foto: Patrícia Lisboa/Dropes/Direitos Reservados)

Desde o início de agosto, o prédio do Museu Ferroviário passa por reformas nas partes elétrica, hidráulica, forros, calhas, madeiras, telhas e pintura. “Mantendo-se, no entanto, as características históricas do local”, observa a superintendência da Fiec.

A previsão é que a reforma geral seja finalizada até o início de dezembro. A locomotiva já foi restaurada, mas, está coberta por um plástico, no momento, para ficar protegida da sujeira da reforma do prédio.

Em rede social, o prefeito escreveu que a restauração da locomotiva foi acompanhada pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária. “Realizamos um teste e ela está tinindo!”, comentou Gaspar. “O Museu, atualmente, está fechado e passa por reforma, mas, em breve, teremos muitas novidades culturais naquele ponto, que abrigará o Departamento de Turismo”, acrescentou o prefeito.

REABERTURA

A expectativa é que o Museu Ferroviário seja reaberto à população no dia 9 de dezembro, aniversário de 191 anos de Indaiatuba.

Atualmente administrado pela Fiec, o Museu Ferroviário é patrimônio histórico do município e tem cerca de 500 objetos no seu acervo.

O museu fica na Praça Newton Prado, s/nº, no Centro. No momento, a visitação está suspensa por causa da reforma.

A locomotiva que fica exposta no Museu já foi restaurada (Foto: Arquivo/Patrícia Lisboa/Dropes/Direitos Reservados)
Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.