Por Alenita Ramirez

A Secretaria Municipal de Indaiatuba elaborou um cronograma próprio para vacinar idosos do grupo da faixa etária de 80 a 84 anos. Como o número de doses disponibilizado pelo Ministério da Saúde foi menor que a quantidade de idosos desta faixa etária cadastrada no Minha Vacina, a Pasta optou por dividir a vacinação em duas etapas, sendo a primeira para os idosos de 82 anos a 84 anos.

Na tarde de ontem (25/2), o município recebeu o segundo lote da vacina Oxford/AstraZeneca para aplicação da primeira dose destinada ao grupo de 80 a 84 anos. São 1.910 doses do imunizante, sendo que Indaiatuba tem 2.595 idosos de 80 a 84 anos cadastrados.

Pela decisão do Estado, o lote seria para cobrir cerca de 70% do grupo nesta faixa etária de 80 a 84 anos. Porém, Indaiatuba optou por convocar, neste primeiro momento, apenas idosos de 82 a 84 anos e assim vacinar todos deste primeiro grupo.

A vacinação desta faixa etária selecionada acontece na próxima segunda e terça-feira, dias 01 e 02/03. A convocação será feita no e-mail das pessoas que fizeram o cadastro do Minha Vacina e a vacina será somente para essas pessoas cadastradas no sistema.

A vacinação será no Centro Esportivo do Trabalhador (CET), das 9h às 16h, em sistema drive-thru e pedestre.

Para ser vacinado é preciso levar a confirmação do cadastro, um documento com foto e comprovante de endereço (IPTU, conta de água ou luz).

De acordo com a Secretária de Saúde, Graziela Garcia, a estratégia foi traçada visando priorizar os mais velhos enquanto o Estado envia novas doses. “Nós recebemos vacina para parte do quantitativo, hoje temos 2.595 idosos de 80 a 84 anos cadastrados, mas já fomos sinalizados pelo Estado que mais um lote irá chegar nos próximos dias, então organizamos a vacinação por idade com o intuito de administrar as doses e também dividir o público para não gerar longa fila de espera e garantir mais segurança e agilidade na hora da vacinação”, disse Graziela. “Neste momento, as pessoas entre 82 e 84 anos devem conferirem o cadastro Minha Vacina e seguir as orientações para a imunização”, acrescentou.

1ª DOSE ASTRAZENECA

A primeira remessa da Oxford-AstraZeneca chegou em Indaiatuba no dia 26 de janeiro, com 2.170 doses. O imunizante foi usado para idosos das Instituições de Longa Permanência (LPI´s) e profissionais de saúde. A segunda dose desta vacina para esse grupo acontece 12 semanas depois, ou seja, ainda há uma grande folga para que as pessoas que foram vacinadas com ela recebam a segunda dose.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.