Por Patrícia Lisboa

A Câmara de Indaiatuba aprovou a adesão do município ao consórcio público para a compra de vacina contra a covid-19. A votação aconteceu há pouco, em sessão ordinária. A aprovação do texto foi pela unanimidade dos vereadores e em regime de urgência especial (votação única) – também aprovado pelos 12 parlamentares.

O projeto foi encaminhado pelo prefeito Nilson Gaspar (MDB), que, na última sexta-feira (5/3), assinou a manifestação preliminar de interesse na participação do consórcio público para a aquisição dos imunizantes.

Em entrevista ao Blog da Pimenta, o prefeito defendeu, inclusive, que a vacinação em massa da população deveria ser o “Plano A” contra a covid-19 e reclamou da lentidão na distribuição das doses pelos governos federal e estadual.

A instituição do consórcio público é liderada pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e mais de 1,7 mil municípios já manifestaram interesse na participação. A compra das vacinas, no entanto, vai depender da disponibilidade do produto no mercado.

A pretensão é que, por meio do consórcio, batizado de Conectar (Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras), também seja possível fazer a aquisição de medicamentos, equipamentos e outros insumos relacionados ao enfrentamento da pandemia de covid-19.

“Todos nós estamos vendo a situação em que a pandemia chegou em nosso país e a vacinação é a única forma segura de contermos a disseminação do vírus, restabelecendo a saúde da nossa população e a vida econômica das cidades. É uma honra para a Câmara Municipal participar de um momento decisivo de união e esforço entre os prefeitos das maiores cidades do país”, comentou o presidente da Câmara, Jorge Luís Lepinsk, o Pepo (MDB).

A sessão da Câmara foi realizada por meio de videoconferência e transmitida ao vivo por rede social.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *