Por Patrícia Lisboa

As sessões da Câmara de Vereadores de Indaiatuba, que acontecem às segundas-feiras, a partir das 18h, foram reabertas para o público em geral acompanhar presencialmente há duas edições ordinárias – no último dia 8 e nesta segunda-feira (13/9).

No momento, o limite estabelecido é de 30% da capacidade – que corresponde a 84 dos 280 lugares. A aglomeração de pessoas é fator de risco para a pandemia de covid-19.

A cobertura presencial das sessões pelos órgãos de imprensa, agora, também está liberada pela Câmara.

Na entrada lateral, pela Rua Adhemar de Barros, é feita a aferição da temperatura das pessoas. Em caso de febre, não é permitida a entrada. As cadeiras para o público são demarcadas, para garantir o distanciamento social.

As informações foram fornecidas pela Câmara após questionamento do DROPES.

Segundo o Departamento de Comunicação Social do Legislativo, a obrigatoriedade de comunicar oficialmente na Imprensa Oficial ocorre apenas “quando as sessões são fechadas ao público”.

Para quem prefere acompanhar as sessões à distância, as transmissões ao vivo continuam a ser feitas pela página da Câmara, no Facebook, e pelo canal no YouTube.

Até então – por causa da pandemia de covid-19 – o acesso presencial às sessões era permitido, além dos 12 vereadores, aos assessores parlamentares (ao menos um do total de três assessores para cada vereador) e servidores das assessorias jurídica e de imprensa da Câmara; o público externo era convidado, no caso de entrega de moções pelos vereadores.

Entre vereadores e servidores, a realização de cada sessão mobiliza, pelo menos, 35 pessoas.

Nas fases mais restritivas do Plano São Paulo, para o enfrentamento da pandemia de covid-19, a presença dos vereadores em plenário também foi suspensa, com a realização das sessões em ambiente virtual.

O atendimento presencial ao público, de segunda a sexta-feira, continua com horário reduzido, das 10h às 15h.

A Câmara fica na Rua Humaitá, 1167, Centro.

CONFIRA NO VÍDEO A SESSÃO ORDINÁRIA DESTA SEGUNDA-FEIRA (14/09):

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.