Depois do João Pioli, o projeto Bairro Verde chega ao Jardim Europa, em Indaiatuba, no próximo sábado (13/11), a partir das 9h. A equipe da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente trabalha na preparação das calçadas do bairro que receberão 76 mudas de árvores de espécies variadas.

O projeto foi criado pela pasta com a proposta de buscar a participação da população no trabalho de reforço da arborização urbana do município. Os moradores dos bairros escolhidos são incentivados a plantarem uma árvore nas calçadas de suas residências.

No sábado, a equipe do Projeto Click Árvore conduzirá o plantio, que assim como já aconteceu no bairro João Pioli.

O Movimento Mulheres Republicanas, que ajudou no trabalho de cadastramento no bairro, também participará do plantio. Os moradores do bairro escolheram as espécies e também ajudarão a plantar. A concentração das equipes será na confluência das ruas Madri e Roma, em frente à Estrada dos Cavaleiros e Ciclistas.

O bairro João Pioli foi o primeiro a receber o Projeto Bairro Verde, no mês de setembro. Os moradores escolheram as espécies e ajudaram a plantar 96 mudas de árvores, entre resedás rosa e branco, aroeira salsa, flamboyant-mirim, cássia imperial, escova-de-garrafa, manacá-da-serra, oiti, quaresmeira, pata-de-vaca e ipê amarelo e branco.

O projeto é dividido em duas etapas. Na primeira é feito um cadastro das famílias, durante o qual é explicada a importância do plantio, as espécies que podem ser usadas nas calçadas, dando segurança aos moradores de que é possível plantar uma árvore na calçada sem problemas futuros. Nesta fase do projeto o morador esclarece as dúvidas e depois faz a adesão e escolha da espécie de árvore desejada. A segunda etapa é o plantio que é feito com a ajuda dos próprios moradores.

O secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Guilherme Magnusson, explicou que a proposta do projeto é dar autonomia e conhecimento aos munícipes para que tenham a liberdade de escolha e facilidade de acesso ao serviço oferecido. “Dessa forma, conseguimos engajar a população nessa tarefa de melhorar e aumentar a arborização dos bairros que possuem a carência de árvores”, argumentou.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.