Por Patrícia Lisboa

O Parque da Criança, localizado no Parque Ecológico, em Indaiatuba, foi reaberto para o público, nesta quarta-feira (6/10), às vésperas do Dia da Criança, celebrado no dia 12. As atrações aquáticas funcionam de quarta-feira a domingo, das 9h às 16h30, para crianças até 15 anos. A entrada é gratuita.

O espaço estava fechado desde o início da pandemia e reabre com novidades no playground, que ganhou uma praça para as tradicionais brincadeiras de criança.

Para as atrações aquáticas, é necessário se cadastrar e agendar as visitas pelo site da Prefeitura – www.indaiatuba.sp.gov.br/parque-da-crianca/.

O parque volta a funcionar com público reduzido a 50% da capacidade, para evitar aglomerações de pessoas. As atividades também seguem os protocolos sanitários, conforme orientações do Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19.

As atrações aquáticas são exclusivas para as crianças (Foto: Patrícia Lisboa/Dropes/Direitos Reservados)

A técnica em enfermagem Ivy da Cunha, de 48 anos, levou ao parque, hoje pela manhã, o neto Isaac, de 10 meses, e a sobrinha Eloah, de 9 anos.

Ivy – que se mudou de São Paulo para Indaiatuba há seis meses – contou que fez o cadastro para a reserva da data da visita, no site da Prefeitura, logo que soube da reabertura do parque.

“Fiz o cadastro e no dia seguinte já ecebi a confirmação da reserva da data. Achei tudo muito organizado, limpo e bonito, como a cidade também é. Como não tem aglomeração, me sinto segura no parque em relação à covid-19”, disse a técnica em enfermagem.

Eloah, a sobrinha de Ivy, se divertiu nas atrações aquáticas, principalmente no toboágua, e disse que quer voltar ao parque mais vezes. Ela e os pais se mudam de São Paulo para Indaiatuba, em janeiro.

O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar, também esteve no Parque da Criança, nesta manhã, e conversou com a reportagem do DROPES.

CONFIRA O VÍDEO:

(Vídeo: Patrícia Lisboa/Dropes/Direitos Reservados)

O PARQUE DA CRIANÇA

Parque da Criança fica localizado no Parque Ecológico (Foto: Patrícia Lisboa/Dropes/Direitos Reservados)

Inaugurado em outubro de 2017, o Parque da Criança é uma das principais atrações públicas de lazer instaladas no Parque Ecológico.

A parte molhada traz atrações como, o toboágua de 60 metros de comprimento, com quatro escorregadores que conduzem a uma piscina de um metro de profundidade.

Exclusiva para as crianças, a parte aquática oferece uma lâmina de água repleta de atrações como escorregadores em formato de animais e chuveirões por todos os lados.

O parque também possui banheiros, vestiários e armários para guarda-volumes.

Para o público que quer se divertir no playground seco, o acesso é livre. É nessa parte que estão disponibilizados brinquedos temáticos em fibra e onde a Prefeitura acaba de instalar uma praça de brincadeiras.

O deck de madeira da lanchonete foi substituído por um deck de alvenaria maior e, em frente, foi montado um espaço exclusivo para as tradicionais brincadeiras de criança como a amarelinha, por exemplo, além de mesas de jogos de dama, xadrez e dominó.

O secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Guilherme Magnusson, informou que, para a reabertura, também foi feita uma manutenção geral nos brinquedos do playground, fazendo a pintura e renovando a grama sintético em alguns pontos.

Nas atrações secas também estão instalados 12 quiosques com mesas e bancos para piquenique e um labirinto verde. A lanchonete e a tirolesa ficam nessa área e são administradas no modelo de concessão.

O parque conta, ainda, com salas de administração e de apoio e com uma Enfermaria, que ficam ao lado da portaria. O estacionamento tem capacidade para 100 veículos.

FUNCIONAMENTO

Parque da Criança abre de quarta a domingo (Foto: Patrícia Lisboa/Dropes/Direitos Reservados)

O funcionamento do Parque da Criança é de quarta a domingo, das 8h às 18h, inclusive aos feriados. O acesso ao Parque Aquático, porém, é dividido em dois períodos: de manhã das 9h às 12h, e à tarde das 13h30 às 16h30.

As piscinas são cercadas e possuem uma portaria própria para o controle do acesso, que é permitido apenas a crianças de 0 a 15 anos, acompanhados pelos responsáveis e todos previamente cadastrados.

Às quartas-feiras são atendidas crianças de 0 a 11 anos, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30. Às quintas, das 9h às 12h o atendimento é institucional destinado a escolas e entidades, e das 13h30 às 16h30, crianças de 0 a 11 anos. Os sábados e domingos, exceto o último domingo do mês, são reservados para crianças de 0 a 11 anos, tanto das 9h às 12h, como das 13h30 às 16h30.

Toda sexta-feira e último domingo do mês o parque aquático tem acesso liberado para crianças na faixa etária de 0 a 15 anos. Às segundas e terças-feiras o Parque fica fechado para manutenção.

O cadastro e o agendamento das visitas são realizados exclusivamente pelo site da Prefeitura (www.indaiatuba.sp.gov.br/parque-da-crianca/). Se houver vagas disponíveis, respeitando o limite de pessoas e regras, usuários não cadastrados e sem agendamento poderão entrar no espaço. É solicitado ao usuário que agendou visita e que não poderá comparecer na data marcada, que cancele o agendamento para liberar o acesso para outra pessoa.

(Com informações da Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação de Indaiatuba)

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.