No Dia Mundial da Água, comemorado nesta segunda-feira (22/3), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), de Indaiatuba, alerta para a importância da preservação dos mananciais e também para o uso consciente da água tratada pela população em geral.
A qualidade da água bruta de Indaiatuba é monitorada semanalmente pelo Saae, que também é responsável pelo Museu da Água, referência em educação ambiental.
“O Saae trabalha e investe em obras e melhorias contínuas para garantir o abastecimento para Indaiatuba e, ainda, tem preocupação constante com a educação ambiental e hídrica”, afirma a autarquia.
Indaiatuba também conta com a barragem do Rio Capivari-Mirim, com capacidade de armazenamento de 1,3 bilhão de litros de água, que tem o objetivo de abastecer a zona norte do município, no período de estiagem.
No entorno da barragem, foi construído o Parque do Mirim, uma área de preservação ambiental, que promove educação e sensibilização da importância da preservação dos recursos hídricos e ambientais da região.
“Nesta data, temos muito a comemorar, mas não devemos nos esquecer que um de nós deve colaborar para a preservação dos recursos hídricos. O consumo consciente da água colabora para a preservação dos mananciais e, assim, possibilita o fornecimento ininterrupto e de qualidade. Pequenas atitudes de cada cidadão são fundamentais para a preservação desse recurso natural tão importante”, alerta o Saae.