O Museu Municipal de Indaiatuba, situado no Casarão Pau Preto, vinculado ao Departamento de Preservação e Memória da Secretaria Municipal de Cultura, promove, em novembro, um workshop de Mangá, com o professor Léo Tatarana.

As inscrições podem ser feitas a partir de hoje (19/10) até o dia 3 de novembro, no Casarão Pau Preto, que fica na Rua Pedro Gonçalves, 477, no Centro. O funcionamento é de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos e feriados, das 9h às 12h.

Serão oferecidas 20 vagas e para se inscrever é preciso levar RG, CPF e comprovante de residência em Indaiatuba. Se o interessado for menor de idade, será preciso apresentar os documentos de seu responsável legal. Os interessados devem ter mais de 14 anos.

No total, serão quatro aulas nos dias 9, 11, 23 e 25 de novembro. No ato da inscrição, é preciso doar um litro de leite.

MANGÁ

Segundo o site da Editora JBC (www.editorajbc.com.br), referência em publicação de mangás no Brasil, os quadrinhos de origem japonesa se diferenciam dos ocidentais por se utilizar de uma representação gráfica completamente própria. Para começar, o alfabeto japonês se compõe de ideogramas que não só representam sons, mas também ideias.

Assim, em um mangá, o texto em geral, mas principalmente as onomatopeias, fazem parte da arte. A ordem de leitura dos mangás também é diferente daquela que estamos acostumados. Um livro japonês começa pelo que seria o fim de uma publicação ocidental. Além disso, o texto é disposto da direita para a esquerda.

Arte elaborada pelo professor Léo Tatarana (Imagem: Reprodução)

O PROFESSOR

Desenhista e professor de desenho há mais de 16 anos, Léo Tatarana é reconhecido pela versatilidade nos estilos e técnicas utilizadas. Cursou História em Quadrinhos no Ateliê Wilma Schroeder, onde também lecionou por mais de três anos. Fez atividades voluntárias em vários projetos em Indaiatuba, todos relacionados ao desenho, por meio de oficinas e concursos culturais.

Já participou de diversos projetos junto a parceiros, com trabalhos direcionados a Arte Editorial, Ilustrações, Aulas, Oficinas e Workshops. Suas participações mais recentes foram nas histórias em quadrinhos Mapinguari, de Rodrigo Otäguro, e Ralf, de Eduardo Ramos Silvério, dois artistas de Indaiatuba.

“Para participar dos workshops não é preciso experiência, mas é importante que o interessado conheça o mangá, porque não falaremos sobre a técnica, mas iremos utilizá-la como uma ferramenta para os workshops”, ressalta o professor. “Não precisa ter habilidade de desenho, mas gostar da leitura, assistir animes e ter vontade de aprender sobre as técnicas”.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3875-8383.

PROGRAMAÇÃO

Workshop 1
Melhoria do Traço, Comportamento, Postura, Movimento e Narrativa
Data: 9 de novembro
Horário: 14h às 18h
Local: Tulha do Casarão

Workshop 2
Arte Final e Nanquim Aguado
Data: 11 de novembro
Horário: 14h às 18h
Local: Tulha do Casarão

Workshop 3
Colorindo seus Personagens: Cores Tradicionais e Mistas
Data: 23 de novembro
Horário: 14h às 18h
Local: Tulha do Casarão

Workshop 4
Arte Final e Cores Digitais
Data: 25 de novembro
Horário: 14h às 18h
Local: Tulha do Casarão

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.