Por Patrícia Lisboa

A Secretaria de Educação de Indaiatuba mantém a previsão de volta às aulas presenciais na rede municipal de ensino em agosto, possivelmente já no dia 2. A expectativa é de um retorno gradual em relação ao limite de alunos atendidos por dia. A data, bem como os detalhes do retorno, serão divulgados em transmissão ao vivo (live) por rede social da Prefeitura, amanhã (27/7), às 19h30.

O prefeito Nilson Gaspar (MDB), o secretário municipal de Educação, Heleno da Silva Luiz Junior, e a secretária municipal de Relações Institucionais e Comunicação, Graziela Milani, participarão da transmissão.

Em entrevista à TV Brasil, no último domingo (25/7), o secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maurício Cunha, defendeu a volta das crianças ao ensino presencial, sobretudo nas escolas públicas. Segundo ele, mais de três milhões de crianças brasileiras não têm acesso ao ensino remoto.

“Com a pandemia, regredimos 20 anos na educação brasileira”, afirmou ele. Além disso, fora da escola, essas crianças estão convivendo com problemas nutricionais (muitos tinham a merenda como única refeição do dia), psicológicos, de violência (os professores são uns dos principais denunciantes de violências domésticas praticadas contra crianças) e de socialização.

O secretário disse, inclusive, que no retorno às aulas presenciais a equipe escolar deverá estar mais preocupada com o acolhimento dessas crianças do que com a administração de conteúdo didático. “Nesse momento o apelo é que as crianças tenham acesso à educação presencial de uma forma planejada, escalonada, respeitando os protocolos de saúde, respeitando as escolhas das famílias, mas que não se prive as crianças desse direito”, disse.

O prefeito de Indaiatuba também já se manifestou favorável ao retorno das aulas presenciais. Durante o período de suspensão das aulas, a Prefeitura tem fornecido kit alimentação aos cerca de 22 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino, para compensar a falta da merenda escolar. Os estudantes também têm recebido lições de casa.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.