Por Patrícia Lisboa

Indaiatuba já supera a meta de 75% da população vacinada com as duas doses da vacina contra a covid-19 e alcança a imunidade coletiva, que é defendida por especialistas.

Em virtude do feriado de Finados, nesta terça-feira (2/11), não houve vacinação no município. A última data de atendimento foi ontem (1º/11), quando a cidade superou a meta.

De janeiro até segunda-feira (1º/11), foram aplicadas 419.633 doses de vacinas contra a covid-19, em Indaiatuba. A primeira dose foi recebida por 206.712 moradores da cidade; a segunda dose foi tomada por 189.881 pessoas e a vacina de dose única foi aplicada em 6.860 pessoas.

Assim, a imunização completa com duas doses chegou para 196.741 habitantes, que representam 75,47% da população total de 260.690 pessoas, segundo estimativa de 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em recente entrevista ao DROPES, a Secretaria Municipal de Saúde informou que, desde setembro, buscava a imunidade coletiva por meio de campanha de conscientização sobre a importância da segunda dose da vacina, já que a abstenção poderia atrasar o município de alcançar a meta, que foi atingida agora.

Contudo, mesmo com a imunidade coletiva, as regras sanitárias para prevenir a contaminação pelo coronavírus, que causa a covid-19, estão mantidas no município, sendo elas, o uso obrigatório da máscara individual, o distanciamento social e o uso de álcool em gel. Especialistas também defendem que é importante não relaxar nos cuidados.

A vacinação contra a covid-19 também continua, em Indaiatuba. Nesta quarta-feira (3/11), recebem a terceira dose os idosos que tomaram a segunda dose até o dia 20 de abril.

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba também anunciou a última chamada para o público que ainda não recebeu a primeira dose da vacina contra a covid-19. A repescagem acontecerá na quinta (4/11), na sexta (5/11) e no sábado (6/11).

Em todos os dias, a vacinação é feita das 9h às 18h, no Centro Esportivo do Trabalhador, que fica na Avenida Conceição, 1885, Cidade Nova 2, em esquemas drive-thru e pedestre.

Cada pessoa precisa respeitar o horário para o qual foi convocada para a vacinação, para evitar longas filas.

Para receber a vacina, é preciso apresentar o QR Code de convocação, um documento com foto (RG, CPF ou CNH) e um comprovante de endereço (IPTU, conta de água ou luz).

O QR Code de convocação é enviado por e-mail e pode ser ser consultado pelo link https://vacinacao.indaiatuba.sp.gov.br/login.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo WhatsApp da Saúde (19) 9 9779-3856.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.