Por Patrícia Lisboa

Os meteorologistas preveem baixas temperaturas em todo o Estado de São Paulo, nesta semana. Em Indaiatuba, ontem e hoje, já fez bastante frio, com mínima de 13 graus nas madrugadas. O dia mais frio na cidade, nesta semana, deve ser amanhã (18/5). Na próxima madrugada, a temperatura mínima esperada é de apenas seis graus. Em razão das baixas temperaturas, uma equipe da Abordagem de Rua da Secretaria de Assistência Social de Indaiatuba começa, hoje (17/5), a fazer busca ativa à noite, para distribuir cobertores às pessoas em situação de rua.

A instalação do abrigo provisório pela Prefeitura de Indaiatuba está prevista para junho, no início do inverno, com investimento de R$ 70 mil, já autorizado pelo prefeito Nilson Gaspar (MDB).

Questionado pela reportagem do DROPES, o secretário municipal de Assistência Social, Décio Rocha, informou, por meio da assessoria de imprensa, que tem reunião com o prefeito, entre hoje e quarta-feira, para ver a possibilidade de adiantar a instalação do abrigo provisório. “Até o momento, estamos trabalhando com a previsão para junho, mas, dependendo do resultado desta reunião, a programação pode mudar”, antecipou o secretário.

BUSCA ATIVA

A reportagem do DROPES encontrou a equipe da Abordagem de Rua – com as assistentes sociais Rosane Domingos e Leidiana Coelho e o psicólogo Vagner Pereira – na busca ativa, por volta das 19h40 de hoje. Eles informaram que, nesta primeira busca ativa, estavam percorrendo o Centro, para a distribuição de cobertores e café. Nos próximos dias, outros bairros também serão percorridos.

Uma das pessoas em situação de rua abordadas, nesta noite, foi uma mulher, que estava sozinha e disse ter vindo do Mato Grosso. Ela ainda não tinha passado pela Assistência Social de Indaiatuba. A equipe da Abordagem informou que, amanhã, a mulher será procurada durante o dia, para ser encaminhada para os serviços do Centro de Referência de Assistência Social (Creas).

O Creas oferece espaço para higiene pessoal, alimentação e encaminha para outros serviços, como o de acolhimento institucional. A Secretaria de Assistência Social não informou qual é a ocupação das vagas, no momento.

Equipe de Abordagem de Rua em busca ativa, no Centro de Indaiatuba, na noite desta terça-feira (Foto: Patrícia Lisboa/Dropes)
Equipe de Abordagem de Rua em busca ativa, no Centro de Indaiatuba, na noite desta terça-feira (Foto: Patrícia Lisboa/Dropes)

SERVIÇO

Creas (Centro De Referência Especializado De Assistência Social)
Rua José Francisco Tuon, 121 – Bairro Santa Cruz
0800 772 772 1 – de segunda a sexta, das 8h às 17h, fora destes dias e horários, ligar no 153

Share:

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *