Por Patrícia Lisboa

As Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) exclusivas para a covid-19, nas redes pública e particular de Indaiatuba, têm 100% de ocupação, nesta quinta-feira (4/3).

Até ontem (3/3), 25% dos leitos alugados pela rede municipal de saúde, em Arthur Nogueira, ainda estavam desocupados. Hoje, estão lotados e, segundo a Prefeitura, também não há mais leitos disponíveis para alugar na região.

Portanto, as vagas de UTI para pacientes com covid-19 estão esgotadas, em Indaiatuba e região, neste momento, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.

A falta de leitos de UTI é a maior preocupação das autoridades estaduais e municipais. Por essa razão, será adotada a fase vermelha, a partir de sábado (6/3).

A rede pública de Indaiatuba conta com 28 leitos de UTI para a covid-19, sendo 24 no Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc) e quatro alugados. A rede particular têm dez leitos.

No momento, há 83 pessoas com sintomas de síndrome respiratória internadas nas alas para a covid-19, no sistema de saúde de Indaiatuba, sendo que 45 estão em leitos clínicos e 38 estão em leitos de UTI. Do total de pacientes, 64 já têm exame positivo para a covid-19.

Hoje, não houve registro de morte por covid-19, em Indaiatuba. O óbito ocorrido no Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc), nas últimas 24 horas, foi de um morador de Valinhos.

Indaiatuba confirmou, porém, mais 21 casos positivos de covid-19, hoje.

Desde o início da pandemia até agora, 15.242 pessoas contraíram a doença na cidade, sendo que 361 morreram.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta a pessoa que apresentar qualquer sintoma de contaminação pelo coronavírus, que procure o atendimento on-line Minha Saúde Covid-19. O acesso é pelo site da Prefeitura. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo WhatsApp (19) 9779-3856.

Os cuidados preventivos também não podem ser esquecidos: usar a máscara ao sair de casa, manter o distanciamento social, evitar aglomerações e higienizar as mãos frequentemente.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.