Por Patrícia Lisboa

O Dia Nacional do Ciclista é comemorado nesta quinta-feira (19/8). A data foi instituída para marcar a morte do ambientalista, biólogo e ciclista brasileiro Pedro Davison, que se deu em 19 de agosto de 2006, depois de ele ser atropelado por um motorista alcoolizado, enquanto pedalava em pleno Eixo Rodoviário de Brasília (DF).

Pelo grande número de ciclistas, Indaiatuba já foi conhecida como a “Cidade das Bicicletas”. Com o tempo, as “magrelas” foram sendo substituídas pelas motociclistas. Mas, hoje, ainda tem muita gente que usa as bikes como transporte para o trabalho, para se exercitar e para o lazer.

Bicicleta é meio de transporte muito usado para o trabalho (Foto: Patrícia Lisboa/Dropes)

Para incentivar o uso das bicicletas, um tipo de transporte não poluente, a Prefeitura de Indaiatuba mantém o projeto Ecobike, por meio do qual faz empréstimos de bicicletas ecológicas para a população.

Hoje, estão em funcionamento quatro estações do Ecobike, sendo duas estações no Parque Ecológico – em frente à Prefeitura e em frente à sede da Guarda Civil, no Jardim Morada do Sol – além de uma estação na Praça D. Pedro, no Centro, e uma na Praça do Cato, na Cecap. Até o final deste mês, será instalada uma quinta estação, na Avenida Manoel Ruz Peres, no bairro João Pioli.

Os cadastros de usuários deverão ser realizados diretamente em qualquer uma das estações disponibilizadas no município. Os usuários devem ser maiores de 18 anos ou menores acompanhados por um responsável maior de idade, mediante apresentação de CPF, comprovante de endereço atualizado e um documento com foto. Cada CPF dá direito a retirada de outras duas bicicletas extras para menores. O tempo permitido para uso é de quatro horas contínuas, que pode ser renovado, e as bicicletas podem ser devolvidas em qualquer estação.

O Projeto Ecobike disponibiliza gratuitamente bicicletas ecológicas que utilizam quadro fabricado com garrafas PET, e também algumas bicicletas com cadeirinha acoplada para o transporte de crianças, e bicicletas duplas.

Atualmente, o projeto conta com mais de 15 mil cadastrados e desde a inauguração, em julho de 2012, já foram registrados mais de 90 mil empréstimos.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13h às 17h – todas as estações. Aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h e das 14h às 18h – somente as estações da Prefeitura e da Guarda Civil.

O projeto Ecobike faz empréstimos de bicicletas para a população (Foto: Divulgação/RIC/PMI)
O projeto Ecobike faz empréstimos de bicicletas para a população (Foto: Divulgação/RIC/PMI)

A Rota dos Cavaleiros, que liga Indaiatuba a Cardeal, é bastante utilizada pelos ciclistas, especialmente aos finais de semana, para se exercitarem e para o lazer. Por isso, a prefeitura faz a instalação do Ponto do Ciclista no local. O espaço tem cobertura, banco, suporte para as bicicletas e, nos próximos dias, vai ter bebedouro.

Ponto do Ciclista é instalado na Rota dos Cavaleiros (Foto: Eliandro Figueira/RIC/PMI)

O município conta ainda com ciclovias em diversos trechos, entre eles, o Parque Ecológico, como mostram as fotos feitas hoje cedo. Por falar em fotos, hoje, também é o Dia Mundial da Fotografia.

Parque Ecológico conta com ciclovia em toda a sua extensão (Foto: Patrícia Lisboa/Dropes)
Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *