Por Patrícia Lisboa

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Indaiatuba faz o desassoreamento do Córrego do Barnabé, no Parque Ecológico, na altura do Chafariz do Jardim Pau Preto, desde o início deste mês. A previsão é que o trabalho seja concluído em 30 dias. Posteriormente, o desassoreamento também será realizado em outros pontos do córrego.

Em um trecho de 256 metros de comprimento, o córrego está sendo aprofundado em dois metros, que é o limite determinado pelo leito rochoso que compõe o fundo da lagoa.

CONFIRA O VÍDEO:

O desassoreamento é o trabalho de retirada da lama e detrito. Para executar o trabalho, segundo o Saae, foi construída uma passagem de terra que garante que a máquina ensecadeira tenha acesso ao centro do lago, para fazer a limpeza e o aprofundamento do córrego, garantindo maior reserva de água.

Por estar em perímetro urbano e cortar boa parte do município, o córrego precisa ser frequentemente desassoreado, principalmente por receber grande parte das águas pluviais (da chuva), que trazem lixo das ruas e galerias.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *