Por Patrícia Lisboa

O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Indaiatuba busca uma parceria com o posto local do Sebrae Aqui, órgão ligado à Secretaria Municipal de Governo, para auxiliar na recuperação de empresas do setor de turismo – um dos mais afetados pelas restrições impostas para o enfrentamento da pandemia de covid-19.

O encontro entre integrantes da diretoria do Comtur, do Sebrae e da Secretaria Municipal de Governo aconteceu, nesta quinta-feira (30/9), no auditório da Secretaria Municipal de Cultura. Entre os presentes estavam a presidente do Comtur, Valéria Pires, o secretário municipal de Governo, Luiz Alberto Cebolinha Pereira, e a agente de desenvolvimento do Sebrae, Ana Cristina Scarpari.

A busca de auxílio para os estabelecimentos que ajudam a fomentar o turismo local e que foram bastante impactados com a suspensão das atividades durante os períodos mais críticos da pandemia – como hotéis e restaurantes – foi um dos temas abordados na reunião ordinária do Comtur, neste mês.

“Os bares e restaurantes, por exemplo – como apontou o vice-presidente do Comtur, Fábio Ottoni – estão com dificuldades com as partes organizacional e financeira, nessa retomada das atividades. Por isso, surgiu a ideia de buscar o auxílio do Sebrae”, lembrou Valéria.

O secretário municipal de Governo destacou que há um esforço da Pasta e do Sebrae na oferta de cursos de capacitação profissional e de consultorias, que podem ajudar as empresas no planejamento para a saída da crise causada pela pandemia.

CONFIRA O VÍDEO:

CONSULTORIA PERSONALIZADA

Segundo a agente de desenvolvimento, o Sebrae tem ofertado para microempreendedores e pequenas empresas de Indaiatuba diversos cursos de capacitação e também o Brasil Mais – que é uma consultoria personalizada, de quatro meses de duração.

Durante o período, a empresa recebe o acompanhamento técnico de um agente local de inovação (ALI), que vai propor melhorias visando a redução de custos e o aumento do faturamento da empresa, a partir do aperfeiçoamento da gestão de recursos e da implantação de processos inovadores.

CONFIRA O VÍDEO:

COMTUR

Desde o ano passado, o Comtur acompanha os impactos da pandemia no setor de turismo. No encontro de hoje, ficou definido que o Comtur organizará as demandas e intermediará o contato de empresas do setor do turismo com o Sebrae Aqui Indaiatuba. A próxima reunião ordinária do conselho será realizada no dia 7 de outubro.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.