Por Patrícia Lisboa

As comemorações da Prefeitura pelos 30 anos do Parque Ecológico de Indaiatuba, completos este ano, começam no sábado (23/10), com a realização de atividades voltadas à saúde, no trecho perto da concha acústica, das 8h às 11h.

Por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e centro universitário local, no sábado, as atividades serão promovidas por alunos com a supervisão de professores, como a orientação da população sobre o câncer de mama, a prevenção do HPV e a alimentação saudável, entre outros. Também será feita uma atividade coletiva, com exercícios físicos e alongamentos.

PARQUE ECOLÓGICO

O Parque Ecológico é o mais importante espaço de lazer de Indaiatuba, que compreende nove quilômetros de extensão, ao longo do Córrego Barnabé, a partir do cruzamento da Avenida Conceição com a Avenida Presidente Kennedy até a Rodovia Santos Dumont (SP-75).

O maior cartão postal de Indaiatuba já foi chamado de “Parque Ecológico Presidente Fernando Collor de Mello”. A denominação foi estabelecida pelo ex-prefeito Clain Ferrari, por meio da lei municipal nº 2.761, que completaria 30 anos, no dia 6 deste mês, se não tivesse sido revogada pelo seu sucessor, o ex-prefeito Flávio Tonin, também por meio da lei municipal nº 3.169, de 31 de agosto de 1994.

O parque foi sendo urbanizado gradativamente. A urbanização do espaço de lazer – projetado pelo arquiteto e urbanista Ruy Ohtake –, foi iniciada, em 1992, e intensificada a partir de 1997, início do mandato do ex-prefeito Reinaldo Nogueira.

O trecho final da urbanização do Parque Ecológico – entre o Jardim Morada do Sol e o Jardim Paulistano – foi entregue no aniversário da cidade, em 9 de dezembro de 2019, pelo atual prefeito Nilson Gaspar.

SAIBA MAIS

Confira os vídeos da série “Cantinhos do Parque Ecológico” publicadas pelo DROPES aqui.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.