Por Patrícia Lisboa

Uma equipe da Abordagem de Rua do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), ligado à Secretaria de Assistência Social de Indaiatuba, vai manter, até o próximo dia 26, um plantão para a distribuição de cobertores para as pessoas em situação de rua se protegerem do frio intenso que atinge a cidade desde ontem (18/5). A instalação do abrigo provisório pela Prefeitura de Indaiatuba foi mantida para junho, início do inverno.

Como já informou o DROPES, o trabalho de distribuição de cobertores foi iniciado, na última terça-feira (17/5), por causa das baixas temperaturas. Na madrugada de ontem, a temperatura mínima, em Indaiatuba, foi de 6,9 graus.

Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, o plantão da equipe da Abordagem de Rua, diariamente, é até às 20h. Na primeira abordagem noturna, na terça-feira, eles percorreram o Centro da cidade e entregaram cobertores e café, para as pessoas em situação de rua. Outros bairros serão percorridos durante as abordagens noturnas até a próxima quinta-feira (26/5).

A equipe da Abordagem de Rua – que é formada por duas assistentes sociais e um psicólogo – também faz o encaminhamento das pessoas em situação de rua para o Creas, que funciona durante o dia e oferece espaço para higiene pessoal, alimentação e encaminha para outros serviços, como o de acolhimento institucional.

ABRIGO

O acolhimento é feito na Comunidade Farol, que tem parceria com a Prefeitura. Ao todo, estão contratadas 81 vagas para homens e 12 para mulheres e mais seis vagas na república da Comunidade Farol.

A ocupação das vagas é rotativa, segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social. “Ontem mesmo, das 81 vagas ofertadas, 80 estavam ocupadas na ala masculina e das 12 vagas femininas, 9 estavam em uso. Este número muda diariamente, pois entram e saem pessoas todos os dias”, informou a Pasta, por meio da assessoria de imprensa. Mas, por enquanto, não está prevista a contratação de novas vagas.

A instalação do abrigo provisório pela Prefeitura será feita em junho, no início do inverno. Nesta semana, foi discutida a antecipação do serviço, mas, a data foi mantida porque o Centro de Lutas do Jardim João Pioli, que é utilizado como abrigo provisório, está sendo utilizado, no momento, para as atividades regulares.

Nos últimos anos, o abrigo provisório foi instalado por dois meses, no inverno. O espaço é para pessoas em situação de rua dormirem à noite.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *