Por Patrícia Lisboa
De acordo com o censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Indaiatuba tem 256.223 habitantes. De acordo com esse índice populacional e com os números do plano municipal de imunização, 10,03% dos moradores da cidade têm a imunização completa contra a covid-19, por meio da vacinação, com a aplicação da primeira e da segunda doses.
A primeira dose da vacina foi aplicada em 48.829 (19%) dos moradores do município e o reforço da segunda dose, que completa a imunização, chegou a 25.710 pessoas até esta quinta-feira (20/5), alcançando os 10,03%.
Nesta semana, é feita a vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades e pessoas com comorbidades, a partir dos 50 anos. Também está sendo aplicada a segunda dose da vacina em idosos de 64 anos.
Também já foram vacinados profissionais da saúde, da educação e da segurança pública e idosos acima de 60 anos.
O cadastro no Minha Vacina está aberto para pessoas com comorbidades, a partir de 45 anos, mas a data da aplicação da primeira dose da vacina nesse público ainda não está definida.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a vacinação avança conforme o recebimento de doses do imunizante. Em Indaiatuba, a imunização da população contra a covid-19 teve início no dia 21 de janeiro deste ano, com o recebimento do primeiro lote da CoronaVac.