O sistema de estacionamento rotativo pago voltará a funcionar em Indaiatuba a partir do dia 23 de dezembro, inicialmente em caráter educativo. O tíquete de estacionamento será obrigatório a partir de 3 de fevereiro. A Zona Azul agora é Roda Indaiatuba e funcionará de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h. O tíquete digital de estacionamento será válido por uma ou duas horas e terá o valor de R$ 2,50 ou R$ 5, respectivamente. O serviço estava suspenso no município desde julho de 2023 para reformulação do modelo implantado.

Os condutores de veículos poderão ativar o tíquete de estacionamento pelo aplicativo Rizzopay, que poderá ser baixado gratuitamente no Google Play ou App Store. Pelo aplicativo será possível adquirir créditos, escolher ou renovar o período de utilização do estacionamento e consultar o mapa de vagas, entre outros serviços. Ao estacionar, o usuário poderá emitir o tíquete diretamente pelo celular, descontando o valor do saldo total dos créditos adquiridos previamente. O sistema permite a renovação do tempo de uso da vaga até o tempo limite de duas horas.

Quem não quiser baixar o aplicativo, também poderá fazer o pagamento e validar o tíquete pelo site da Rizzo Parking – https://estacione.rizzoparking.com.br/, que é a empresa que administrará o serviço na cidade. Outra forma de adquirir o tíquete eletrônico é por meio do QRCode impresso nas placas de identificação do Roda Indaiatuba, que serão instaladas nas ruas atendidas. A empresa ainda disponibilizará pontos de venda no comércio da região de abrangência e que estarão identificados com uma placa do serviço.

Seja qual for o meio de pagamento escolhido, será preciso informar corretamente a placa do veículo que vai ocupar a vaga rotativa no ato da emissão do tíquete. Se o usuário tem mais de um veículo cadastrado no sistema é necessário sempre observar para qual placa está emitindo o tíquete.

Conforme explicou o diretor de projetos da Rizzo Parking, Thiago Balbino, no dia 23 de dezembro o estacionamento rotativo começará a funcionar em caráter educativo para que os munícipes tenham tempo de conhecer o novo sistema implantado. “Nesta semana estamos lançando uma campanha de apresentação do novo sistema de estacionamento rotativo, em conjunto com a Prefeitura, e já iniciaremos a pintura de solo e a identificação das vagas com a sinalização vertical. Na segunda-feira (16/12) nossos operadores estarão nas ruas ensinando os condutores de veículos a utilizarem o sistema”, informou.

A partir do dia 3 de fevereiro, o tíquete de estacionamento passará a ser obrigatório, e os condutores de veículos que forem flagrados sem a validação digital terão 48 horas para regularizarem a situação mediante o pagamento de uma taxa de R$ 25. O pagamento poderá ser feito pelos mesmos canais disponíveis para a compra do tíquete de estacionamento. Após esse período, a ocorrência será encaminhada às autoridades de trânsito do município.

A fiscalização das vagas será feita por meio eletrônico, com um veículo de monitoramento circulando nas regiões atendidas pelo serviço, e também por uma equipe de fiscais de rua contratados pela empresa.

A área de abrangência do Roda Indaiatuba será a mesma da antiga Zona Azul, com vagas distribuídas nas ruas mais movimentadas da região central e também na região do Boulevard da Cecap.

Implantado na cidade em 2003, o estacionamento rotativo pago tem a proposta de promover a rotatividade das vagas existentes, disciplinar o espaço urbano e permitir maior oferta de estacionamento. A otimização do uso de vagas nas vias de circulação intensa de veículos, também ajuda a melhorar a fluidez do trânsito e gera um aumento no fluxo de clientes nas áreas comerciais.

VAGAS

O Roda Indaiatuba, novo sistema de estacionamento rotativo do município, oferecerá 1.311 vagas para veículos, incluindo 65 vagas exclusivas para idosos e 26 vagas para PcD. Nessas vagas não será permitido o estacionamento de motos, que continuam tendo as vagas exclusivas demarcadas pelo Departamento de Trânsito.

No Centro, o estacionamento rotativo abrangerá as seguintes ruas:

  • Rua Vinte e Quatro de Maio, entre as ruas Osvaldo Cruz e Pedro Gonçalves;
  • Rua Onze de Junho, entre as ruas Adhemar de Barros e Pedro Gonçalves;
  • Rua Padre Bento Pacheco, entre as ruas Adhemar de Barros e Cinco de Julho;
  • Rua Cerqueira César, entre as ruas Tuiuti e Cinco de Julho;
  • Rua Bernardino de Campos, entre as ruas Treze de Maio e Cinco de Julho;
  • Rua Siqueira de Campos, entre as ruas Adhemar de Barros e Pedro Gonçalves;
  • Rua Sete de Setembro, entre as ruas Pedro de Toledo e Pedro Gonçalves;
  • Rua Pedro Gonçalves, entre as ruas Sete de Setembro;
  • Rua Candelária, entre as ruas Sete de Setembro
  • Rua Quinze de Novembro, entre as ruas Sete de Setembro e Humaitá
  • Rua Pedro de Toledo, entre as ruas Siqueira Campos e Humaitá
  • Rua Nove de Julho, entre as ruas Sete de Setembro e Humaitá
  • Rua Treze de Maio, entre as ruas Siqueira Campos e Humaitá
  • Adhemar de Barros, entre as ruas Cerqueira César e Humaitá
  • Rua Oswaldo Cruz, entre as avenidas Presidente Vargas e Humaitá
  • Rua Tuiuti, entre as ruas Onze de Junho e Humaitá;
  • Rua Humaitá, entre as ruas Pedro Gonçalves e Oswaldo.

Na região da Cecap, o estacionamento rotativo abrangerá as vias:

  • Avenida Francisco de Paula Leite, sentido Centro/Bairro entre as ruas Antonio Nagib Ibrahim e Alberico Minioli (estacionamento do Boulevard da Cecap);
  • Avenida Francisco de Paula Leite, sentido Bairro/Centro, entre as ruas Professora Lucinda Bueno até a bifurcação da rua Domacir Stocco Júnior com a Rua da Caixa d’Água;
  • Alameda Geraldo Hackmann, entre as ruas Alberico Minioli e Toshiko Takahara.
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