Por Patrícia Lisboa
A Volacc (Voluntários de Apoio no Combate ao Câncer), organização da sociedade civil de Indaiatuba, sem fins lucrativos, que presta assistência a portadores de câncer e familiares, lançou uma campanha de incentivo às doações pelo programa Nota Fiscal Paulista, nesta quarta-feira (24/8).
MAIS DOAÇÕES
Em entrevista ao DROPES, o presidente da Volacc, Silvio Oliveira, explicou que a intenção é incentivar mais consumidores a indicar automaticamente a entidade como destinatária das doações dos reembolsos feitos pelo governo estadual, por meio do programa Nota Fiscal Paulista.
Atualmente, a entidade recolhe cupons fiscais sem indicação do CPF em cerca de 240 estabelecimentos comerciais e consegue receber cerca de R$ 15 mil por mês da Nota Fiscal Paulista.
Com a doação automática de cupons com CPF pelo consumidor diretamente no sistema do programa, o presidente da Volacc acredita que é possível ampliar os recursos recebidos.
O PROGRAMA
A Nota Fiscal Paulista, criada em outubro de 2007, integra o Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal do Governo do Estado de São Paulo e reduz a carga tributária individual dos cidadãos, que recebem créditos ao efetuar compras de mercadorias, no Estado de São Paulo.
O sistema distribui até 30% do ICMS efetivamente recolhido pelos estabelecimentos comerciais, proporcionalmente ao valor da nota, para os consumidores que pedem a nota fiscal e informam CPF ou CNPJ.
A devolução é feita em créditos que podem ser acompanhados pela internet e utilizados para pagamento do IPVA ou resgatados em dinheiro, que é depositado em conta bancária.
O consumidor também pode solicitar o documento fiscal sem a indicação do CPF/CNPJ e doá-lo a uma entidade de assistência social, saúde, educação, defesa e proteção animal ou cultura cadastradas no programa Nota Fiscal Paulista, se assim desejar. Essa é uma decisão pessoal e exclusiva do consumidor.
ENTIDADES
As entidades sem fins lucrativos podem se beneficiar no programa Nota Fiscal Paulista recebendo créditos e bilhetes para concorrer aos sorteios a partir de cupons fiscais relativos às suas próprias compras; doação de cupons fiscais sem CPF (aqueles deixados em urnas nos caixas de supermercados, por exemplo), que são cadastrados no sistema da Nota Fiscal Paulista pela própria entidade; e de doação automática de cupons fiscais com CPF, cuja opção pode ser realizada pelo consumidor diretamente no sistema da Nota Fiscal Paulista.
CAMPANHA
É a doação automática que a campanha da Volacc quer incentivar. Para isso, a entidade produziu um material de divulgação do passo a passo para o consumidor realizar o procedimento, no sistema do programa Nota Fiscal Paulista.
CONFIRA O VÍDEO:
ASSISTÊNCIA
No momento, a Volacc presta assistência a 140 portadores de câncer de Indaiatuba. Nos últimos dois anos, segundo o presidente da entidade, por causa das restrições impostas pela pandemia de covid-19, a entidade suspendeu os eventos que costumava realizar para arrecadar recursos e, na contramão da queda da receita, vieram o aumento da demanda pela assistência da entidade e dos custos para a manutenção do trabalho. Por isso, a entidade busca ampliar as doações pelo programa Nota Fiscal Paulista.
SERVIÇO
Volacc – Voluntários de Apoio no Combate ao Câncer
CNPJ da Volacc: 00.226.250/0001-44
Endereço: Avenida João Ambiel, 1170 – Residencial Duas Marias – Indaiatuba (SP)
Informações: tel. (19) 3875-4544 | Whatsapp (19) 99821-7801 | [email protected]
2 Comments