A Guarda Civil de Indaiatuba, em conjunto com a Polícia Militar e o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), implantou mais uma célula do Programa Vizinhança Solidária. A reunião aconteceu com os moradores do bairro Vila Furlan, que aderiram ao programa, na última segunda-feira (24/7). Atualmente, são mais de 100 células do programa, que visa promover a integração entre os vizinhos, criando um vínculo de cooperação e contato direto com as forças policiais.
Cada célula possui um grupo de whatsapp, onde os moradores informam atitudes suspeitas para alertar os demais. Desde 2021, o Centro de Operações e Inteligência (COI) da Guarda Civil passou a fazer parte dos grupos de emergências do programa. Dessa forma, sempre que alguém no grupo avisa algo suspeito, imediatamente, a viatura mais próxima do local é informada da ocorrência para averiguar o chamado.
“A medida tem como objetivo auxiliar no tempo de atendimento das viaturas da Guarda Civil na averiguação de atividades suspeitas e, com isso, os resultados têm sido muito positivos, com grande diminuição da criminalidade onde as células são implantadas”, informa a Secretaria Municipal de Segurança Pública.