Por Patrícia Lisboa

Em nota enviada ao DROPES, após questionamento da reportagem, a Toyota do Brasil informou que, na semana passada, se reuniu com o Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região, “com o intuito de iniciar as negociações do pacote de benefícios àqueles que optarem por se transferir para Sorocaba, onde a Toyota já atua, bem como do plano de demissão voluntária para aqueles que decidirem não continuar na empresa”. Desta forma, a fabricante reitera a decisão de transferir a operação industrial de Indaiatuba para Sorocaba até 2026. A medida foi anunciada em março. Em assembleia realizada pelo sindicato, os funcionários, por sua vez, aprovaram o Comunicado de Greve.

O sindicato informou que, na tarde da última sexta-feira (5/4), se reuniu com o presidente da Toyota no Brasil, Evandro Luiz Maggio, e com o CEO na América Latina, Rafael Chang, para discutir a manutenção da fábrica e dos empregos na planta de Indaiatuba.

“A companhia reafirma seu compromisso com a manutenção de 100% dos empregos e das condições salariais, bem como com o período de estabilidade e pacote de auxílio transferência, que estão em negociação com o sindicato”, afirmou a Toyota, na nota.

FUNCIONÁRIOS

Em assembleia, funcionários da Toyota, em Indaiatuba, aprovam Comunicado de Greve (Foto: Renata Germano/Sindicato dos Metalúrgicos)
Em assembleia, funcionários da Toyota, em Indaiatuba, aprovam Comunicado de Greve (Foto: Renata Germano/Sindicato dos Metalúrgicos)

Em assembleias, na última sexta-feira (5/4) e nesta segunda-feira (8/4), os funcionários da fábrica da Toyota, em Indaiatuba, aprovaram o Comunicado de Greve e a pauta de reivindicações. O comunicado deve ser enviado à empresa 48 horas antes da deflagração de uma eventual greve.

A pauta aprovada para a negociação com a empresa, segundo o sindicato, inclui:

       Estabilidade para todos em Indaiatuba até julho de 2026;

       Estabilidade até 2030 para quem optar pela transferência para Sorocaba;

       Estabilidade até a aposentadoria para os trabalhadores acidentados/adoecidos pelo trabalho;

       PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) para aposentadoria;

       Salário por ano trabalhado;

       Vale compra;

       Convênio médico;

       Toyota Previ.

Uma nova reunião entre o sindicato e a empresa está agendada para a próxima quarta-feira (10/4).  

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *