A Secretaria de Saúde de Indaiatuba confirmou, nesta quinta-feira (20/3), a terceira morte por dengue na cidade. A vítima é um homem, de 89 anos, com hipertensão e doença coronária, que foi atendido em hospital privado. As outras duas mortes foram registradas, no início deste mês, e as vítimas foram uma mulher, de 96 anos, sem comorbidade relatada pela família, e um homem, de 66 anos, com diabetes e coração chagásico.
Além dos três óbitos, Indaiatuba contabiliza 3.506 casos confirmados de dengue do início do ano até hoje (20/3), de acordo com o Boletim Epidemiológico. Ainda há 1.041 notificações aguardando resultados de exames para a confirmação ou não da doença. Também há três casos suspeitos de chikunguya e um de zika vírus, em análise. A dengue, a zika e a chikungunya são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
SINTOMAS DE DENGUE
Os principais sintomas da dengue são febre associada a dores de cabeça e no corpo e dor atrás dos olhos e nas articulações. Os pacientes com dengue precisam manter acompanhamento e retornos conforme indicação médica, além de seguir as recomendações de hidratação e o uso de medicamentos somente com prescrição médica.
MEIOS DE ATENDIMENTOS MÉDICOS
Ferramenta Dengue – A Ferramenta Dengue é um serviço para auxiliar os moradores de Indaiatuba no acolhimento para os casos de suspeita de dengue. Caso o munícipe, maior 18 anos, apresente febre associada a dores de cabeça e no corpo, dor atrás dos olhos e nas articulações, poderá acessar a ferramenta Dengue dentro da plataforma Minha Indaiatuba, https://minha.indaiatuba.sp.gov.br/login/.
Telemedicina – O serviço de Telemedicina está funcionando todos os dias, das 8h às 20h, para moradores de Indaiatuba, maiores de 18 anos. O serviço de consulta online está disponível dentro da plataforma Minha Indaiatuba, https://minha.indaiatuba.sp.gov.br/login/.
UBS – As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Cecap, Campo Bonito, Jardim Pioli, Parque Indaiá e UBS 7 (Morada do Sol) estão atendendo moradores de Indaiatuba, das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira, maiores de 12 anos, independentemente do local de residência em Indaiatuba, com de suspeita ou acompanhamento do tratamento de dengue.
Hospital Dia – Pronto Atendimento Adulto, segunda a sexta, das 17h às 23h. Sábado, domingo e feriados das 7h às 23h.
UPA-24h (Unidade de Pronto Atendimento) para urgência e emergência.
HUB da Dengue – O serviço de telemonitoramento é realizado por meio de ligação telefônica em parceria com a UniMAX. O objetivo é acompanhar o paciente com suspeita e diagnóstico de dengue para orientações e identificação precoce de agravamento da doença.