O espetáculo teatral musical voltado ao público infantil, “A Princesa Dara e o Sapo Que fala”, da Cia Kokelinha, de Campinas, faz a apresentação de estreia da temporada, na Sala Acrísio de Camargo do Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (Ciaei), em Indaiatuba, no dia 12 de agosto, às 16h, com entrada gratuita. Na véspera (11/8), às 19h30, como parte do projeto, terá uma oficina de contação de história, no Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano), também com entrada franca. No caso da oficina, é preciso fazer inscrição on-line.

A peça traz uma história totalmente nova sobre uma princesa e um sapo falante, desta vez, ambientada em um reino africano, liderado e construído por mulheres.

O ponto inicial da dramaturgia, de autoria do ator Ítalo Jonas, que também assume a direção do espetáculo, surgiu da vontade de apresentar ao público infantil contemporâneo, um reino repleto de cultura africana, que despertasse a curiosidade sobre outros tipos de realeza.

O espetáculo também aborda temas que envolvem ecologia, história, cultura popular, autoconhecimento e o poder de se reinventar. Ao longo do espetáculo, são executadas músicas autorais, além de uma cantiga de roda brasileira, também adaptada para a peça.

OFICINA

Além do espetáculo, no dia 11/08, professores, arte educadores, artistas e profissionais que trabalham/ desejam trabalhar com o público infantil, estão convidados para participar da oficina “Contos Africanos para Crianças”. O workshop acontecerá no Centro Cultural Piano, a partir das 19h30, e também será gratuito.

Durante os cinquenta minutos de duração da oficina, os participantes terão acesso a ferramentas de ensino para a inserção da cultura africana em histórias, jogos e brincadeiras. Tudo isso, com o intuito de ajudar as crianças a identificarem os sons, cores, gestos, e músicas que surgiram no continente africano. A oficina também explora conhecimentos sobre o ato de contar histórias e como ele contribui para a criação do hábito da leitura.

O espetáculo “A Princesa Dara e o Sapo que Fala”, produzido pela Cia Kokelinha, de Campinas/SP, estreou em 2019 e durante a pandemia realizou uma temporada on-line. Agora em 2023, de maneira presencial e contemplada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), a turnê da peça passará também, além de Indaiatuba, pelas cidades de Salto, Monte Mor, Piracicaba, Jundiaí e Campinas. A temporada vai acontecer entre os meses de setembro e novembro. Os bastidores do espetáculo deram origem a um documentário, que está disponível no canal da Cia Kokelinha no Youtube. A oficina de contação de histórias também é criação da companhia de teatro.

SINOPSE

Líder e rainha do reino africano de Kadondo, a bondosa Nandi Ka, está preparando a festa de 15 anos de sua filha, a princesa Dara. Ao contrário da sua mãe, Dara não se interessa pelo seu reino, nem pela história de seu povo, e acredita ser a pessoa mais ilustre do mundo.

A princesa só não esperava que um sapo, mais artista que anfíbio, pudesse roubar a atenção de todos bem no dia do seu aniversário. Ela ainda não sabe, mas por trás desse sapo que fala, canta e até conta piadas, existem segredos envolvendo a história de um reino vizinho e um poderoso feiticeiro.

Ao longo da festa, e em meio a muitas descobertas, a princesa Dara e o Sapo Que Fala vão embarcar juntos, em uma jornada de crescimento e amadurecimento. O espetáculo deixa ainda lições que envolvem o poder de se reinventar, do resgate as raízes familiares e do artista que está escondido dentro de cada um.

SERVIÇO

Espetáculo: “A Princesa Dara e o Sapo Que Fala”
Local: Teatro CIAEI (Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3665 – Jardim Regina, Indaiatuba/SP)
Data: 12/08
Horário: 16h
Entrada: Gratuita

Oficina: “Contos Africanos para Crianças”
Local: Centro Cultural Piano (Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 5924 – Jardim Morada do Sol, Indaiatuba/SP)
Data: 11/08
Horário: 19h30
Entrada: Gratuita
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScVTBEui1qvEwjQzgtvmZNHmo_UC6FwvlsZt evvANm3AqoyDQ/viewform

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *