Como antecipou o DROPES, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba apresentará, no dia 19 deste mês, a partir das 20h, na Sala Acrísio de Camargo, no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (Ciaei), o último concerto oficial da temporada 2022. A entrada será gratuita.
A apresentação vai reunir mais de 50 músicos para executar a Sinfonia nº 5 de Tchaikovsky e a abertura da ópera La Forza del Destino de Verdi. A regência será do maestro Paulo de Paula.
REPERTÓRIO
As composições selecionadas para compor o repertório deste concerto, que conta com a maior formação orquestral da temporada, são do mesmo período artístico: o Romantismo. Além de partilharem lugares próximos na história da música, ambas peças se inspiram na ideia da existência do destino — sem deixar de trazer, claro, elementos característicos de seus compositores.
A complexidade da Sinfonia nº 5, do russo Piotr Ilitch Tchaikovsky, apresenta-se como um monumento, preenchendo o teatro com uma sonoridade de intensa perspectiva emocional, que deixa refletida a vivência do compositor. Enquanto compunha, Tchaikovsky transparecia, em cartas enviadas aos amigos, uma postura de resignação perante o destino e os desígnios da providência. Na época, o artista também era atormentado por uma série de dúvidas (inclusive sobre si mesmo) e emoções profundas.
Todo esse cenário permeia cada movimento da Sinfonia: Andante (Allegro con anima); Andante cantabile con alcuna licenza; Valse (Allegro moderato); e Finale (Andante maestoso – Allegro vivace). “A Sinfonia começa de forma sombria, caminhando aos poucos para regiões mais claras e otimistas. Muitos críticos vêem a obra como uma espécie de ‘tema do destino’ (similar ao que ocorre na Quinta Sinfonia de Beethoven), já que Tchaikovsky a direciona, gradualmente, do pessimismo para um final apoteótico e grandioso”, comenta o maestro Paulo de Paula.
LA FORZA DEL DESTINO
Mas, antes do compositor russo, a Sinfônica apresenta a abertura da ópera La Forza del Destino, do italiano Giuseppe Verdi. Como uma síntese de toda a obra, o trecho escolhido trata da impotência humana ante seu destino infalível. Vale mencionar que essa ópera estreou em São Petersburgo (Rússia), em 1862, a mesma cidade onde a Sinfonia de Tchaikovsky foi apresentada pela primeira vez, quase três décadas depois.
ENTREVISTA
Em entrevista ao DROPES, o maestro Paulo de Paula fala sobre a escolha dos convidados para os concertos e sobre o encerramento da temporada 2022 da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba.
CONFIRA O VÍDEO:
SERVIÇO
Tchaikovsky e Verdi – Orquestra Sinfônica de Indaiatuba
Encerramento da Temporada 2022
Data: 19/11
Horário: 20h
Entrada gratuita por ordem de chegada
Local: Sala Acrísio de Camargo – Ciaei, Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665, Jardim Regina, Indaiatuba (SP)
2 Comments