A Secretaria de Saúde de Indaiatuba vai ofertar mais 2.200 mamografias para diminuir a fila de espera pelo exame na rede municipal de saúde. Portanto, serão atendidas as mulheres que já têm o pedido médico para fazer a mamografia.
Segundo a Pasta, 1.200 mamografias são destinadas para o atendimento pelo Mamamóvel, veículo equipado para a realização do exame, nas unidades básicas de saúde.
Os outros 1 mil exames serão realizados no Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc) até dezembro deste ano.
O EXAME
A mamografia é como um exame raio x das mamas e permite detectar nódulos antes mesmo deles serem percebidos pelo toque.
Para mulheres a partir de 40 anos, a mamografia é o modo mais eficiente de identificar possíveis indícios do câncer de mama e facilitar o tratamento.
Segundo a secretária de Saúde, Graziela Garcia, o autoexame não substitui o acompanhamento médico. “Mesmo que a mulher não encontre alguma alteração, o ideal é realizar o exame clínico das mamas uma vez por ano, incluindo uma mamografia a cada dois anos. Por isso, a gente sempre orienta as mulheres a procurarem a unidade de saúde mais próxima para o agendamento da consulta”, comenta a secretária.
As mulheres que estejam na fila aguardando por uma mamografia devem ficar atentas no e-mail (inclusive na caixa de spam) e também no sistema Minha Indaiatuba, meios pelas quais elas serão convocadas para fazer o exame.
As pacientes que ainda não têm encaminhamento, podem passar por triagem na unidade básica de saúde mais próxima da residência.