A Secretaria de Saúde de Indaiatuba, seguindo recomendação do Ministério da Saúde, aplica mais uma dose de reforço contra a meningite tipo C em todos os adolescentes de 15 a 19 anos, além de profissionais de saúde, até 28 de fevereiro. O objetivo é ampliar a imunidade desses dois grupos e otimizar a vacinação disponível em estoque.
Todos que desejarem receber a vacina meningocócica C podem buscar pela unidade básica de saúde (UBS) mais próxima da residência, das 7h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. É obrigatório que o adolescente esteja portando sua documentação pessoal, para ser atendido.
A DOENÇA
A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas.
As meningites virais e bacterianas são as de maior importância para a saúde pública, considerando a magnitude de sua ocorrência e o potencial de produzir surtos.
Sendo uma doença grave e contagiosa, a meningite é capaz de provocar sequelas e até mesmo a morte. A vacinação é a forma mais eficaz de evitar infecção.
Sete vacinas são recomendadas e estão disponíveis por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), em todas as UBS de Indaiatuba. São elas: BCG; pneumocócica 10-valente; pneumocócica 23-valente; pneumocócica 13-valente; meningocócica ACWY e meningocócica C, esta última disponível agora com mais uma dose de reforço para adolescentes de 15 a 19 anos e profissionais de saúde até 28 de fevereiro.