O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Indaiatuba informa que implementou melhorias e aprimoramento no processo de tratamento da água e destaca duas delas: a implantação de dióxido de cloro nas Estações de Tratamento de Água 1 e 3 (Vila Avaí e bairro Pimenta) e a contratação de uma empresa especializada na implantação de sistemas de alta capacidade de dosagem de carvão ativado.

“A água distribuída pelo Saae atende e sempre atendeu ao padrão de potabilidade estabelecido pelo Ministério da Saúde. As medidas que estão sendo adotadas visam aperfeiçoar ainda mais os processos adotados nas estações de tratamento, principalmente quanto a remoção de substâncias com potencial de causar gosto e odor na água, substâncias produzidas por gêneros específicos de algas, que não apresentam toxidade ao consumo, mas, que podem apresentar odor característico, mesmo em baixíssimas concentrações, e ser notado por consumidores com mais sensibilidade (gosto e odor são parâmetros medidos em uma escala de 0 a 6)”, afirma o Saae.

Saae implementa melhorias no processo de tratamento da água (Foto: Thomaz Edson/DCS/Saae)
Saae implementa melhorias no processo de tratamento da água (Foto: Thomaz Edson/DCS/Saae)

O dióxido de cloro, um oxidante e desinfetante de grande reputação, que está sendo implantado nas ETAs, é um composto que se destaca por sua alta reatividade, residual relativamente persistente, baixa formação de compostos organo-halogenados, capacidade de inativar microrganismos e é eficaz na remoção de compostos que podem causar gosto e odor, tornando a água mais agradável ao paladar.

“Outra medida importante é a contratação de uma empresa especializada na implantação e operação de sistemas de alta capacidade de dosagem de carvão ativado, produto utilizado no processo de adsorção, pois possui eficiência comprovada na remoção de substâncias orgânicas que causam gosto e odor, na remoção de subprodutos da oxidação, entre outros. O carvão ativado já é utilizado nos sistemas de tratamento de água do Saae há décadas, no entanto, a atual contratação é para a implantação de sistemas com alta capacidade de preparo e dosagem visando atender futuras demandas em períodos críticos e prolongados de estiagens”, acrescenta a autarquia.

Para o superintendente do Saae, Pedro Claudio Salla, essas iniciativas refletem o compromisso da autarquia em continuar fornecendo água de qualidade aos consumidores e o comprometimento em manter a água segura e potável.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *