O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) de Indaiatuba deu início à construção da adutoria que vai interligar a captação de água da Represa Cupini, localizada no Museu da Água, com a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Vila Avaí.

Esta obra irá garantir maior captação de água bruta do manancial, o que resultará num reforço para o fornecimento de água tratada para a Zona Norte da cidade, que é abastecida pelos mananciais Cupini/Morungaba e Capivari-Mirim.
“Essa melhoria será de grande importância nos períodos de estiagem e mostra o planejamento e comprometimento da autarquia com o munícipe”, comenta o superintendente do Saae, Sandro de Almeida Lopes Coral.

A adutora terá 4,2 quilômetros de extensão e o tempo previsto para a construção é de até cinco meses.

Construção da nova adutora deve ser concluída em cinco meses (Foto: Divulgação/DCS/Saae)

REPRESA CUPINI

A Represa Cupini é a primeira fonte de captação de água do município, que abastece a cidade desde 1937. Com vazão de 21 litros por segundo, na época, um motor de 25 HP movimentava as bombas, cada uma com capacidade de recalque de 12 litros por segundo, levando água ao reservatório de 400 metros cúbicos, suspenso sobre colunas a 22 metros de altura na Avenida Presidente Vargas.

Atualmente, as represas do Cupini e Morungaba possuem 846m³/h de disponibilidade hídrica.

No local, encontra-se o Museu da Água, espaço que é referência em educação ambiental em todo o Estado de São Paulo.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *