Por Patrícia Lisboa
O secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares, assinou a ordem de serviço para iniciar a construção da escola estadual, no bairro Campo Bonito, em Indaiatuba, nesta quinta-feira (28/1). O investimento é de R$ 6,2 milhões e a obra deve ser concluída em um ano.
A cerimônia de assinatura da ordem de serviço foi realizada no terreno doado pela Prefeitura para a construção da escola, na Rua Sapucaia, e contou com a presença de autoridades como, o prefeito Nilson Gaspar (MDB) e o ex-prefeito Reinaldo Nogueira (PV), que representou o irmão, o deputado estadual Rogério Nogueira (DEM), que não compareceu em virtude de uma cirurgia na coluna.
A construção da escola é aguardada desde a inauguração do bairro Campo Bonito, em 2016. Em entrevista ao Blog da Pimenta, o secretário de Estado disse que pretendia lançar a obra em novembro do ano passado, mas, em razão da pandemia, ainda não havia a certeza de que o Estado teria o recurso financeiro para todos os compromissos, por isso, foi feito o adiamento para esse momento.
“Nenhum deputado brigou tanto por uma escola, como o deputado Rogério Nogueira brigou por essa escola. Não faz sentido não ter escola aqui”, disse Rossieli.
O ex-prefeito Reinaldo Nogueira comentou que, só a economia que será gerada ao longo do tempo ao deixar de transportar os alunos do Campo Bonito para escolas de outros bairros – um percurso médio de 20 quilômetros, ida e volta – já compensará o investimento destinado para a construção da nova unidade.
VOLTA ÀS AULAS
Na cerimônia de hoje, Rossieli voltou a defender a reabertura das escolas, com aulas presenciais. “Que a gente volte com cuidado, devagar, mas, voltar é muito importante. Tem muito jovem, tem muita criança sofrendo com depressão. Está na hora de a gente cuidar dessas crianças, apoiar a mãe e o pai trabalhadores, que têm a preocupação que o seu filho, pela educação, tenha um futuro melhor”, justificou o secretário.
O retorno das aulas na rede estadual ocorre a partir do dia 8 de fevereiro. A primeira semana de atividades presenciais será voltada ao acolhimento dos alunos, à prática dos protocolos no ambiente escolar e ao aprendizado do uso das ferramentas tecnológicas.
A presença dos estudantes nas escolas será opcional quando o município estiver nas fases vermelha e laranja do Plano São Paulo.
O secretário afirmou que todas as escolas estaduais de Indaiatuba estão contempladas pelo programa Conecta Educação, por meio do qual foi feita a compra de notebooks, desktops, wif-fi, estabilizadores, TVs, entre outros itens tecnológicos, para melhorar a conectividade nas escolas da rede estadual.
RECURSOS PARA REFEORMAS DE ESCOLAS
O prefeito Nilson Gaspar comemorou o início da construção da escola do Campo Bonito e anunciou também que outras cinco escolas estaduais de Indaiatuba receberão investimentos do Governo do Estado, para instalar cobertura nas quadras esportivas, sendo elas, Dom José de Camargo Barros (bairro Cidade Nova), Suzana Benedicta Gigo Ayres (Jardim Morada do Sol), Deolinda Maneira Severo (Jardim Oliveira Camargo), José de Campos (Jardim Morada do Sol) e Joaquim Pedroso Alvarenga (bairro Itaici).
Outras duas escolas estaduais, Antônio de Pádua Prado (Jardim Morada do Sol) e novamente a Dom José, receberão verbas do Estado para outras reformas, por meio de emenda parlamentar do deputado Rogério Nogueira.