O programa de educação ambiental “Na Trilha das Águas”, desenvolvido pelo Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), em parceria com a Secretaria da Educação de Indaiatuba, encerrou, na última quinta-feira (29/6), o primeiro semestre de 2023 com a participação de 2.478 alunos do quinto ano do ensino fundamental.

Este ano, o programa completa 14 anos e já teve a participação de mais de 25 mil alunos. O Na Trilha das Águas também faz parte do Programa Município VerdeAzul. A iniciativa é de extrema importância para conscientizar as crianças sobre a importância da água e sua preservação.

Durante a visita ao Museu da Água, os estudantes têm a oportunidade de conhecer a exposição “Origem e Propósitos”, que aborda a formação da água em nosso planeta até sua situação atual. Eles também têm acesso à Sala Histórica, que conta a história do abastecimento de água, em Indaiatuba.

Além disso, os alunos percorrem uma trilha ecológica ao redor do museu, onde aprendem sobre a importância da mata ciliar na preservação dos recursos hídricos.

Os estudantes têm contato direto com a “bica”, que está diretamente conectada à nascente do Cupini, que contribui para o abastecimento de Indaiatuba desde 1936.

“Por meio dessa experiência educacional, os alunos são estimulados a desenvolver a consciência ambiental, compreendendo a importância da água como recurso natural e da preservação do meio ambiente para sua manutenção. Isso os leva a adotar práticas mais responsáveis no uso da água e valorizá-la como um recurso finito e essencial para a vida na Terra”, explica o Saae.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *