O Programa de Prevenção à Violência contra a Mulher – Caminho das Rosas completa quatro anos com aumento do número de atendimentos, em Indaiatuba.
Em 2019, foram 240 atendimentos e 71 flagrantes. Em 2020, 308 atendimentos e 63 flagrantes. No ano passado, foram registrados 341 atendimentos e 72 flagrantes. Em 2022, até o último dia 16 de agosto, foram 257 atendimentos e 32 flagrantes.
Atualmente, 542 mulheres possuem medidas protetivas cadastradas e 218 aplicativos SOS Caminho das Rosas estão ativos, sendo que o alerta via app foi acionado 63 vezes. No total, até o dia 16 de agosto, 756 rodas preventivas foram realizadas pela Guarda Civil.
Os dados foram apresentados na última quarta-feira (17/8), durante mais uma edição do Ação Mulher, realizado no Salão Social do Indaiatuba Clube, com a presença de diversas autoridades.
“O Caminho das Rosas é um programa de prevenção à violência contra a mulher que vem crescendo nestes últimos quatro anos, com um aumento significativo no número de atendimentos e flagrantes”, disse a secretária municipal de Cultura, Tânia Castanho, idealizadora do programa, criado em parceria com as secretarias municipais de Assistência Social, Esportes, Saúde e Segurança Pública, por meio da Prefeitura de Indaiatuba.
Neste semestre, a Guarda Civil de Indaiatuba passará a contar com o reforço de mais uma patrulha do Caminho das Rosas e com a criação de um novo projeto: as visitas planejadas. Devidamente autorizados, agentes de segurança farão visitas para saber as condições físicas e psicológicas da vítima de violência e sua família.
Se necessário, haverá ainda o encaminhamento para o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), onde a mulher será orientada sobre vagas de emprego e oportunidades de qualificação profissional.
Os casos de violência doméstica podem ser denunciados para a Guarda Civil pelo telefone 153. As ocorrências são registradas na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), localizada na Rua Ademar de Barros, ao lado da Delegacia Central, que fica na Rua Bernardino de Campos, 857, no Centro.