O Dia das Mães será neste domingo (12/5). Uma das datas mais importantes para o comércio, é o momento em que muitos os consumidores vão as compras em busca de um mimo para oferecer às mães.

Para ajudar, o Procon Campinas elaborou uma cartilha com dicas para as compras de presentes. Entre as principais estão ter cuidado com valores praticados abaixo da média de mercado, exigir sempre a nota ou cupom fiscal e atentar-se ao orçamento doméstico para não extrapolar as finanças da família.

A cartilha pode ser acessada no site do Procon (procon.campinas.sp.gov.br/informativos). O objetivo é orientar os consumidores para que possam realizar boas compras e sem preocupações posteriores. Uma das orientações refere-se ao pagamento com pix, modalidade cada vez mais utilizada pelas pessoas. É importante checar se quem receberá o pagamento é a mesma pessoa ou loja na qual a aquisição foi feita, principalmente se for à distância. Se tiver dúvida, é importante procurar o vendedor em seus canais oficiais.

A diretora do Procon Campinas, Yara Pupo, destaca que é preciso ficar atento se for comprar equipamentos eletrônicos para presentear. Entre as dicas, é preciso se atentar a voltagem, se as entradas são compatíveis com as tomadas de sua casa e se o tamanho do produto condiz com o espaço disponível para instalá-lo. “Lembre-se sempre de exigir a nota ou cupom fiscal de compra, porque ela será necessária no caso de problemas e para acionar a assistência técnica. Vale ressaltar também que as lojas físicas não são obrigadas a trocar produtos sem defeito. Oferecer ou não a possibilidade de troca é uma escolha do estabelecimento”, destaca Yara.

No caso de compras à distância, por aplicativo ou sites, por exemplo, o consumidor tem o direito de arrependimento e pode desistir da compra em até 7 dias. “Se precisar devolver o presente que ganhou ou que ofereceu no Dia das Mães e for uma compra pela internet fique atento para fazer a solicitação dentro desse prazo”, afirma a diretora do Procon Campinas.

GOLPES

Tanto quem compra quanto quem está esperando receber um presente de Dia das Mães precisa tomar cuidado para não cair em golpes. “Se alguém ligar para você oferecendo um brinde de Dia das Mães não passe dados bancários ou cartão de crédito e nem envie selfie para validar retirada de brinde”, destaca Yara.

Filhas e filhos que vão comprar os presentes também precisam ficar atentos às promoções na internet que pareçam “boas demais”. Vale consultar o site oficial da loja para verificar se a promoção existe mesmo, evitar fazer contratações por mensagens e não compartilhar nem abrir links que venham por redes sociais ou mensagens de texto.

“Caso esteja comprando em uma loja pela primeira vez e tenha dúvidas sobre sua confiabilidade, consulte se o site possui nome empresarial e número de CNPJ ou CPF, endereço físico ou eletrônico, contato e localização. Você pode pesquisar também a situação cadastral da empresa na Junta Comercial e na Receita Federal”, complementa Yara.

Confira todas as dicas na cartilha: procon.campinas.sp.gov.br/informativos.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *