O prefeito eleito de Indaiatuba, Custódio Tavares (MDB), anunciou nesta segunda-feira (16/12) os secretários municipais que comporão seu governo no próximo ano. O anúncio foi feito durante coletiva à imprensa realizada no auditório do Museu da Água. Os comandos de 20 pastas, incluindo autarquias e fundações, já estão definidos.
A Secretaria Municipal de Governo passará a ser denominada Secretaria de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento, e a Secretaria de Mobilidade Urbana, que já foi criada pelo governo atual, será estruturada a partir do próximo ano. As duas pastas terão os secretários anunciados posteriormente. A Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação será denominada Secretaria Municipal de Comunicação.
Durante o anúncio, o prefeito eleito disse que “quer um governo proativo, para atender aos anseios da população”. Confira, no vídeo abaixo:
Secretaria de Administração
Luiz Henrique Furlan
Bacharel em Administração pela PUC Campinas, 70 anos, desenvolveu sua carreira profissional em empresa multinacional de grande porte, sempre com o foco em gestão por resultados e melhoria contínua, com aperfeiçoamento em países como Japão, Estados Unidos, Itália e Alemanha. Ocupou uma cadeira no Legislativo Municipal entre os anos de 1982 a 1988.
De dezembro de 2011 a 2020 ocupou a Secretaria da Família e Bem-Estar Social. Entre abril de 2012 e junho de 2016 acumulou a Secretaria da Habitação. Desde 2021 é secretário Municipal de Administração.
Assistência Social
Viviane Roberta Barnabé
Formada em Serviço Social com especializações em Pedagogia Social e Administração Pública; Gerência de Cidades e técnica de Enfermagem, tem 44 anos de idade. Trabalhou como técnica de enfermagem no Haoc e assistente social nas prefeituras de Cabreúva e Indaiatuba. Entre 2015 e 2019 foi presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); foi diretora do Cresans e assessora de Programas e Projetos Especiais da Secretaria de Assistência Social de Indaiatuba. Ocupou o cargo de secretária adjunta da Secretaria entre 2022 e 2024, e desde abril de 2024 é a secretária Municipal de Assistência Social.
Chefe do Gabinete Institucional
Graziela Drigo Bossolan Garcia
Graziela Garcia tem 52 anos, possui pós-graduação em Gestão de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialização em Preceptoria pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês. Com mais de 30 anos de experiência em gestão na área de Saúde, trabalhou durante 19 anos no Hospital Santa Ignês e é servidora pública municipal, tendo ocupado desde 2009 cargos importantes na Prefeitura de Indaiatuba. No período de 2009 a 2018, foi assessora da Secretaria de Saúde e, desde 2018, exerce a função de secretária de Saúde do município.
Comunicação Social
Dra. Graziela Milani
Dra. Graziela Milani tem 52 anos, é formada em Biomedicina pela Unifesp, com mestrado em Biologia Molecular, também pela Unifesp. É doutora em Ciências Médicas pela Unicamp e tem pós-graduação em Gestão e Administração de Cidades. Trabalha no serviço público desde 2005 e, em sua trajetória, ocupou os seguintes cargos: diretora de Turismo; secretária adjunta de Desenvolvimento; secretária-adjunta de Governo e depois de Relações Institucionais e Comunicação. Também foi Diretora do Departamento de Estatística e Estratégias Municipais. Está à frente da Secretaria de Relações Institucionais e de Comunicação da Prefeitura de Indaiatuba, desde 2018.
Cultura
Tânia Castanho Ferreira
Graduada em Pedagogia, Tânia Castanho Ferreira tem 57 anos de idade e mais de 32 anos de serviço público no estado e no município. Possui curso de formação tutorial pela Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington. D.C. É secretária Municipal de Cultura desde maio de 2018 e realizou projetos sociais como Golfe Chave para o Futuro; Ação Mulher – Caminho das Rosas e Ação Jovem – Papo Jovem. É responsável pela realização de inúmeros eventos culturais e da implantação dos Encantos de Natal; Festivais de Inverno e de Verão e Festival da Migração; São João na Praça; Páscoa Encantada e retomada do Desfile Cívico de 7 de Setembro, entre tantos outros.
Educação
Edivilson Cardoso Rafaeta
Atualmente com 48 anos, Edivilson Cardoso Rafaeta é supervisor efetivo na Rede Estadual e ocupou a função de Dirigente Regional de Ensino entre 15 de janeiro de 2020 e 02 de abril de 2023. Possui Mestrado em Educação pela Unicamp, MBA em Gestão Escolar pela USP, graduação em História, Geografia e Pedagogia. Atuou como diretor Escolar, vice-diretor, coordenador Pedagógico e professor nas redes estadual e particular, além de ter atuado como professor de Nível Superior no Curso de Pedagogia. É Secretário Municipal de Educação desde abril de 2023.
Esporte
Marcos Antônio de Moraes
Empresário, casado, pai de duas filhas, conhecido como Marquinhos Despachante, Marcos Antônio de Moraes tem 48 anos e é natural de Indaiatuba. Trabalhou durante 10 anos na Ciretran do município se dedicando ao Departamento de Trânsito. Em 2000, fundou a empresa Despachante Marquinhos, que se tornou, hoje, o Grupo Marquinhos, composto por Autoescola, Despachante e Corretora de Seguros. Desde 2017 ocupa o cargo de secretário Municipal de Esportes.
Fazenda
Marcos Paulo de Oliveira
Formado Tecnólogo de Recursos Humanos pela Faculdade UNOPEC, Marcos Paulo de Oliveira iniciou no serviço público através do CAMPI, em junho de 2002, lotado na Secretaria da Fazenda, no DEREM (Departamento de Rendas Mobiliárias). Servidor público concursado desde 2004, tem 38 anos de idade, e entre janeiro de 2018 e dezembro de 2019 ocupou o cargo de gerente de área da Divisão de Cadastro Mobiliário na Secretaria da Fazenda. Em janeiro de 2019 passou a exercer o cargo de diretor de área do DEREM.
Fiec
Profª Rita De Cássia Trasferetti
Graduada em Pedagogia Plena, com habilitação em Administração Escolar, pós-graduação em Gestão para a Educação Municipal e Formação Continuada para dirigentes municipais pela Universidade Federal de São Carlos, tem 61 anos de idade, e trabalhou por 40 anos nas Redes Estadual e Municipal de Educação. Foi professora, diretora de escola, supervisora de ensino e dirigente regional de ensino na Diretoria de Capivari. Foi secretária Municipal de Educação de Indaiatuba de 2010 a 2021 e desde maio de 2024 ocupa o cargo de superintendente da FIEC (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura).
Funssol
Kamila Nery Grossi Tavares Dias (futura primeira-dama)
Formada em Odontologia em 1996 pela Faculdade de Odontologia da Universidade de Itaúna (MG), é especialista em Endodontia pela Universidade de Itaúna (1997-1998), com pós-graduação em ortodontia (2003-2004). Foi concursada na Prefeitura de Coronel Fabriciano, entre março de 1999 a julho de 2001. Trabalhou em consultório particular entre 1996 e 2014, e em março de 2014 entrou na Prefeitura de Indaiatuba, onde atua até o momento.
Habitação
Osni Wulf
É formado em Física e Engenheira Civil, com pós-graduação em Gestão Pública; Engenharia de Segurança do Trabalho; Perícias e Avaliações e Patologias das Construções (Concreto Armado). Atuou como engenheiro no SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), depois foi para a iniciativa privada. Em 1997 retornou ao serviço público como engenheiro concursado. Atuou como assessor na Secretaria de Obras e Vias Públicas, ocupou o cargo de secretário adjunto das secretarias de Engenharia e Administração, e foi secretário municipal de Administração. Ocupa desde abril de 2021 o cargo de secretário Municipal da Habitação.
Negócios Jurídicos
Thiago Do Nascimento Silva Souza
Advogado, 32 anos, formado pela Faculdade Max Planck – IESI. Pesquisador, membro integrante do Grupo de Pesquisa Crítica do Direito e Subjetividade Jurídica – Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Universidade de São Paulo – USP (2023/2024). Foi Assessor Parlamentar e Chefe de Gabinete na Câmara Municipal de Indaiatuba entre 2013/2018. Na Prefeitura Municipal de Indaiatuba ocupou os cargos de assessor de Programas e Projetos Especiais de 2018 a 2021, diretor de Departamento de 2021 a 2024, e presidente do Conselho Municipal de Preservação de 2022 a 2024.
Obras e Vias Públicas
Robenilton Oliveira Lima
Robenilton Oliveira Lima tem 62 anos e é engenheiro civil formado pela Universidade São Francisco, pós-graduado em Gestão Pública e Administração de Cidades, pela Anhanguera Educacional e em Pedagogia pelo Ceunsp. É engenheiro civil responsável por várias obras em Indaiatuba e região e atuou como secretário de Obras e Vias Públicos de Indaiatuba entre 1997 e 2003, tendo retornado ao cargo em 2017, permanecendo até hoje.
Planejamento Urbano e Engenharia
Rubens Eduardo Pereira de Oliveira Júnior
Arquiteto e urbanista graduado no ano 2000 pela Universidade Metodista de Piracicaba e pós-graduado em Administração Pública e Gestão de Cidades, tem 46 anos, e é funcionário público concursado desde 2002. Enquanto arquiteto desenvolveu projetos como a Escola Ambiental Bosque do Saber, o Centro Dia do Idoso, a Casa da Memória de Indaiatuba, entre muitos outros. Foi presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e ocupa a Secretaria de Planejamento Urbano e Engenharia desde 2017.
Saae
Sandro De Almeida Lopes Coral
Engenheiro civil e natural de Indaiatuba, atualmente tem 50 anos de idade. Entrou para o serviço público em 2001 como diretor da Secretaria de Obras e Vias Públicas. Em 2007 passou a secretário adjunto de Planejamento Urbano e Engenharia e em 2009 assumiu a pasta, onde ficou até 2016. Em abril de 2016 assumiu a superintendência do SAAE, para dar prosseguimento às obras de ampliação da capacidade de reservação de água e esgotamento sanitário do município, onde permaneceu até 2021, quando retornou ao cargo de engenheiro civil na Secretaria de Planejamento Urbano e Engenharia.
Saúde
Heloisa Carla Salatino De Souza
Médica, 41 anos de idade, formada pela Universidade de Ribeirão Preto em 2009, com especialização em Dermatologia. Possui especialização em Gestão da Clínica e Preceptoria pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês e é especialista em Gestão em Saúde pela Universidade de São Paulo (USP). Atuou no Hospital Curry Cabral, da Universidade de Lisboa, em Portugal, e estudou na Universidade de Michigan (EUA). Atua na gestão pública desde 2013, quando ocupou o cargo de diretora de Média e Alta Complexidade. Desde 2021 é secretária adjunta de Saúde.
Segurança Pública
Sandro Bezerra Lima
Formado em Administração e Ciências Contábeis e pós-graduado em Segurança Pública, é guarda civil de carreira. Tem 48 anos de idade e 26 anos de serviço público. Em 2005 assumiu como diretor da Secretaria, onde permaneceu até 2013, quando passou a secretário adjunto da Pasta. Possui cursos de Inteligência Estratégica e Segurança Corporativa na Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra e Convivência e Segurança Cidadã no Programa das Nações Unidades para o Desenvolvimento. Ocupa o cargo de secretário de Segurança Pública desde 2018 e é coordenador da Câmara Temática de Segurança da AGEMCAMP, onde representa 50 cidades da Central Regional de Inteligência e Monitoramento (CRIM).
Seprev
Antônio Correia
Contabilista, natural de Indaiatuba, é casado, pai de quatro filhos e avô de seis netos. Possui graduação na área de Administração e experiência na atividade bancária de 25 anos. É superintendente do SEPREV (Serviço de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Municipais) há 31 anos. Possui certificação profissional na área previdenciária, foi presidente da ABIPEM (Associação Brasileira de Institutos de Previdência), e atualmente é membro do Conselho Deliberativo da APEPREM (Associação Paulista de institutos de previdência.
Transparência e Controle Interno
Alexandre Cícero Guedes Pinto
Formado em Administração de Empresas, assessorou o prefeito Reinaldo Nogueira por mais de 16 anos. Tem 57 anos de idade e atuou como secretário executivo da Região Metropolitana de Campinas entre 2003 e 2004 e como secretário parlamentar na Câmara dos Deputados, em Brasília, entre 2007 e 2008. Entre 2009 e 2016 ocupou os cargos de secretário municipal de Segurança Pública e chefe de Gabinete do Prefeito Reinaldo Nogueira. Entre 2017 e 2019 permaneceu secretário de Segurança Pública. Em janeiro de 2021 passou a corregedor Geral do Município. Em abril de 2021 assumiu o cargo de secretário de Transparência e Controle Interno onde permanece até hoje.
Urbanismo e Meio Ambiente
Guilherme Gaspar Magnusson
Engenheiro civil graduado pela PUCCAMP (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), tem 32 anos. Funcionário de carreira, ingressou na Prefeitura de Indaiatuba em agosto de 2010 na Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente, hoje denominada Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente. Em 2011 foi aprovado em concurso público e se manteve na Secretaria, sempre desempenhando suas funções na área de meio ambiente, no desenvolvimento de projetos e programas ambientais. Em 2017 passou a assessorar diretamente o secretário da Pasta, e assumiu como secretário municipal em julho de 2021, permanecendo até hoje.