Por Patrícia Lisboa

Em entrevista coletiva, na manhã desta quarta-feira (8/2), o prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (MDB), anunciou que o prédio 2 da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec), localizado na Rua Alberto Santos Dumont, no bairro Cidade Nova 1, após reforma, passará a abrigar uma escola municipal de educação básica (Emeb), que funcionará em período integral, com capacidade para 512 alunos. A escola técnica, por sua vez, vai funcionar em único endereço, na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, no Jardim Regina, onde já funciona a unidade 1 da Fiec.

A redução dos custos é um dos fatores apontados para justificar a unificação das unidades 1 e 2 da Fiec, mas, os valores não foram informados. Outro impacto que provoca a mudança é a falta de investimento do governo federal no ensino técnico, nos últimos quatro anos. No período, somente três cursos estavam sendo ministrados no prédio 2 da Fiec, que possuiu 16 salas de aula, com capacidade para 1,5 mil alunos em três períodos (manhã, tarde e noite).

Os 450 estudantes que faziam aulas no prédio 2 da Fiec estão sendo transferidos, hoje (8/2), para a unidade 1, no Jardim Regina, onde será construído mais um prédio, que funcionará como a unidade 2 da Fiec, com investimento de R$ 11.667.187,92.

Segundo o prefeito, a médio prazo, só a redução da despesa com a transferência do prédio 2, para a Secretaria Municipal da Educação, já cobrirá o investimento da Fiec com a construção do novo prédio.

Assim, a Fiec terá a unidade 1 e 2 funcionando no mesmo endereço, no Jardim Regina, e o prédio localizado no bairro Cidade Nova servirá para atender a demanda crescente, segundo o prefeito, por escola de educação infantil naquela região.

FATORES

O superintendente da Fiec aponta que o prédio 2 “gera alto custo de manutenção devido a sua característica histórica; duplicidade na contratação de serviços como, portaria, cantina, manutenção; também gera divisão na gestão e, além disso, as salas não comportam inovações necessárias para os cursos”. Essas são as principais razões, segundo Garcia, para a unificação das unidades 1 e 2 da Fiec.

A previsão é que o novo prédio da Fiec, que vai substituir o prédio 2, fique pronto, no Jardim Regina, em maio de 2024. A obra será construída numa área de cerca de 2,4 mil metros quadrados, que, atualmente, funciona como estacionamento.

O início do funcionamento do prédio 2, como escola de educação infantil, está previsto para 2025.

Também estiveram presentes, na entrevista coletiva, o superintendente da Fiec, Geraldo Garcia, o secretário municipal de Educação, Heleno da Silva Luiz Junior, e a secretária municipal de Relações Institucionais e Comunicação, Graziela Milani.

Em entrevista ao DROPES, o superintendente da Fiec falou sobre a unificação das unidades da escola técnica e também sobre o impacto da falta de investimento do governo federal no ensino técnico, durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e as perspectivas para a obtenção de recursos federais, no governo do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Confira a entrevista, no vídeo abaixo.

PRÉDIO HISTÓRICO

O prédio 2 da Fiec já abrigou três antigas escolas estaduais de Indaiatuba: E.E. Dom José de Camargo Barros; E.E. Randolfo Moreira Fernandes e E.E. Prof. Hélio Cerqueira Leite.

FIEC EM NÚMEROS

Atualmente, a Fiec – que foi fundada, em 1985, e completa 40 anos, no ano que vem – conta com 629 alunos em 16 cursos ativos como, técnico em administração, técnico em enfermagem, técnico em gastronomia, técnico em química, cursinho pré-vestibular, tecnólogo em processos químicos (nível superior), entre outros.

Pelo Novotec, programa do governo estadual, que oferta ensino técnico para estudantes do ensino médio de escolas estaduais, são 2.566 alunos distribuídos em 15 cidades da região.

Share:

1 Comment

  • Publicado edital da licitação que vai contratar empresa para construir novo prédio na Fiec - Dropes, 16/02/2023 @ 15:27h Reply

    […] Como informou o DROPES, com a transferência do prédio 2 para a Secretaria Municipal de Educação, a Fiec será unificada, com todos os cursos em funcionamento em único endereço, na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3405, no Jardim Regina. A Secretaria Municipal da Educação, por sua vez, não precisará comprar um imóvel para construir uma nova escola de ensino infantil na região bairro Cidade Nova. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *