O Museu da Imagem e do Som (MIS), em parceria com a Secretaria de Cultura de Indaiatuba, por meio do projeto Pontos MIS, oferece a oficina gratuita “Como os livros se tornam filmes”, que vai ser ministrada pelo crítico de cinema, Marcelo Lyra, no dia 15 de junho, a partir das 9h, no Casarão Pau Preto. Os interessados em participar devem realizar o cadastro pelo link disponível na página Cultura.Indaiatuba. Serão ofertadas 20 vagas para pessoas maiores de 14 anos.
Na oficina, os inscritos aprenderão sobre as diferentes formas de adaptar livros para o cinema. Entenderão de que forma as palavras se transformam em imagens, os limites da adaptação, bem como, o motivo de alguns filmes serem fiéis ao livro e outros não. Além disso, farão a leitura de trechos dos livros seguida da exibição das mesmas cenas dos filmes, de modo a entender as diferenças dos formatos, o que funciona no livro e não funciona na tela e vice-versa. Os filmes estudados serão: “O Poderoso Chefão”; “Harry Potter e a Câmara Secreta”; “Rebecca, a Mulher Inesquecível”; e “Janela Indiscreta”.
OFICINEIRO
Marcelo Lyra é professor, crítico de cinema e literatura. Formado em jornalismo, cursou as disciplinas de montagem, crítica de cinema e de história da crítica, ambos na Escola de Comunicação e Artes da USP. Foi crítico de cinema dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Revista de Cinema, Jornal do Brasil, revista Bizz e Valor Econômico. Desde 2010 ministra regularmente cursos sobre crítica de cinema, história do cinema e literatura.
SERVIÇO
Oficina presencial “Como os livros se tornam filmes” com Marcelo Lyra
Data: 15/6
Horário: 9h às 13h
Local: Tulha do Casarão Pau Preto – Rua Pedro Gonçalves, 477, Centro, Indaiatuba
Link de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdYXq-SG4hT9oz-ztjjve_VH8XRAST0bJsPTQ-vfjNSzW_4sA/viewform