Por Patrícia Lisboa

O plenário da Câmara de Vereadores de Indaiatuba, que está fechado para reforma, será reaberto no dia 1º de julho. Na data, será realizada a primeira sessão, com público, deste ano. Na ocasião, os vereadores farão a entrega de títulos e honrarias.

A reforma do prédio da Câmara teve início no dia 25 de janeiro deste ano, com custo estimado de R$ 869.349,71, para instalação de dois novos elevadores, construção de duas salas, adequação das recepções, substituição de piso para acessibilidade, reparos estruturais nas partes elétrica e hidráulica, pintura, entre outros. A empresa responsável pelas obras é a Construtora Aceg Eireli ME, que foi contratada por meio de licitação.

Questionada pela reportagem do DROPES, o Departamento de Comunicação Social da Câmara informou que as obras seguem “de acordo com o projeto de readequação e acessibilidade previsto inicialmente”.

“Todos os andares receberam banheiros acessíveis (em fase de acabamento); duas novas salas administrativas foram construídas; os banheiros do plenário também foram reformados e readaptados; a inclinação das rampas de acesso às tribunas (no plenário) foi corrigida e o plenário já recebeu uma plataforma elevatória; a galeria de presidentes foi realocada e a antiga galeria deu lugar a uma sala de trabalhos técnicos/audiovisuais. Em breve, serão instalados os assentos adaptados, a tempo da reinauguração do plenário em 1º de julho. Depois disso, as recepções serão unificadas e uma plataforma ligará os gabinetes diretamente ao plenário”, detalhou o Departamento de Comunicação.

No dia 1º de julho, porém, será feita somente a reabertura do plenário, já que a reforma em outras dependências do prédio não tem previsão para ser concluída até a data.

A reportagem esteve no prédio da Câmara, na manhã desta quarta-feira (15/6), e traz novas imagens da reforma.

CONFIRA O VÍDEO:

SESSÕES

Nos últimos anos, a sessão solene para entrega de títulos e honrarias pela Câmara foi realizada, em dezembro, como parte da programação de aniversário de Indaiatuba, comemorado no dia 9. Mas, este ano, a entrega de títulos e honrarias será dividida em duas datas, para reduzir o tempo de duração da cerimônia.

As sessões ordinárias acontecem às segundas-feiras, a partir das 17h30. Este ano, só foram realizadas sessões remotas, em virtude das obras.

A transmissão ao vivo das sessões deixou de ser feita pela página da Câmara, no Facebook, e agora, pode ser acompanhada somente pelo YouTube.

“As sessões passaram a ser transmitidas exclusivamente pelo YouTube por questões técnicas, decorrentes da qualidade da transmissão e da falta de sincronia que havia entre o Facebook e o YouTube. Cabe salientar que a Câmara segue cumprindo o dispositivo regimental de garantir a publicidade da sessão”, justificou o Legislativo Municipal, por meio do Departamento de Comunicação.

Anteriormente às obras no prédio da Câmara, em 2020 e 2021, a maioria das sessões ordinárias foi realizada sem a presença do público, em razão da pandemia de covid-19.

Com a conclusão da reforma do plenário, a Câmara poderá voltar a realizar as sessões ordinárias com público também. Mas, somente em agosto, já que, em julho, será período de recesso parlamentar, quando as sessões ordinárias ficam suspensas. Por enquanto, está prevista a realização somente da sessão solene, no 1º dia do recesso (1º/7). Não há sessões extraordinárias agendadas, por enquanto.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *