Para marcar o Dia Mundial da Água, na última terça-feira (22/3), a Prefeitura de Indaiatuba e o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) promoveram um plantio de mudas de árvores no entorno da nascente do bairro Monte Verde, que é afluente do Córrego do Barnabé. O plantio de árvores contribuiu para a preservação da nascente.
A ação contou com a participação do prefeito Nilson Gaspar, do superintendente do Saae, Pedro Claudio Salla, de cerca de 70 alunos do 5º ano da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Prof. João Batista de Macedo, além da diretora, coordenador e professoras da unidade escolar.
A equipe do Saae, responsável pelo monitoramento e recuperação de nascentes, forneceu as mudas e fez o preparo do espaço para o plantio.
A Guarda Civil de Indaiatuba prestou apoio na condução dos alunos com segurança até o local do plantio.
Os alunos também entregaram uma atividade feita em sala de aula demonstrando, por meio de desenhos, seu compromisso e compreensão da importância da água em suas vidas.
Ao todo, foram plantadas 75 mudas de espécies nativas como, Ingá, Mirindiba, Pau Viola, Ipê Rosa, Ipê Amarelo e Aroeira, espécies que vão contribuir para a perenidade da nascente, pois a vegetação nativa cumpre a função de proteger os rios e reservatórios de assoreamentos, evitar transformações negativas nos leitos, garantir o abastecimento dos lençóis freáticos e a preservação da vida aquática.
O tema da Campanha do Saae, para o Dia Mundial da Água, neste ano, é “Valorizar a Água é Preservar a Vida”. Segundo a autarquia, a intenção é mostrar à população a necessidade da consciência ambiental e a preservação e proteção dos recursos hídricos do planeta e contar um pouco da história do Córrego do Barnabé, que em seus 11 quilômetros de extensão, atravessa todo o Parque Ecológico, que completa 30 anos, e desagua no Rio Jundiaí.
QR CODE
Para a divulgação a Campanha o departamento de Comunicação do Saae desenvolveu uma cartilha sobre o Córrego que estará disponível digitalmente nas peças publicitárias e mídias sociais da autarquia, através de um QR Code. Com isso, o material institucional poderá ser lido pelas câmeras da maioria dos celulares. Com o QR Code, o utiliza uma solução eficiente e sustentável para informar sem necessidade do uso do papel.