Por Patrícia Lisboa
Diante do agravamento da situação da Ucrânia por causa do ataque da Rússia, o Papa Francisco convidou a todos a fazerem, nesta Quarta-feira de Cinzas (2/3), um dia de oração e jejum pela paz no mundo. Com esse propósito, os fiéis da Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, em Indaiatuba, se reúnem, às 15h, para rezar um terço, em comunidade.
“Jesus nos ensinou que à insistência diabólica, à diabólica insensatez da violência se responde com as armas de Deus: com a oração e o jejum. Convido a todos a fazerem no próximo 2 de março, Quarta-feira de Cinzas, um dia de jejum pela paz”, falou o Papa.
QUARTA-FEIRA DE CINZAS
Para os católicos, na Quarta-feira de Cinzas, tem início a Quaresma – período de 40 dias que antecede a Páscoa, data em que é celebrada a ressureição de Jesus Cristo. As missas de Quarta-feira de Cinzas, na Igreja da Candelária, acontecerão às 7h e às 19h30.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE
Anualmente, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança, na Quarta-feira de Cinzas, a Campanha da Fraternidade, que, este ano, tem como tema “Fraternidade e Educação” e lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”.
A Campanha da Fraternidade foi criada, em 1962, a partir de uma iniciativa de arrecadação de recursos para atendimentos assistenciais da Cáritas Brasileira. Em 2021, segundo a CNBB, 80 projetos foram apoiados com recursos arrecadados na Campanha da Fraternidade.
(Fontes: Vaticano News, Pastoral da Comunicação da Paróquia NS da Candelária, Arquidiocese de Campinas e CNBB)