Por Patrícia Lisboa

Além do dia da festa nacional suíça – 1º de Agosto –, e dos 170 anos da Imigração Suíça no Brasil, a 48ª Festa da Tradição, realizada pela Colônia Helvetia, de Indaiatuba, neste final de semana, também comemora os 125 anos da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, localizada no bairro Helvetia.

“A Igreja Nossa Senhora de Lourdes, consagrada em 1899, tornou-se o centro das atividades da colônia, fortalecendo e unindo os imigrantes através do culto a Deus”, informa a organização da Festa da Tradição.

Dentro da programação da Festa da Tradição, a Jodlermesse, a Missa Solene em comemoração aos 125 anos da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, cantada pelo Jodlerklub Helvetia, acontece neste domingo (28/7), às 9h30. A missa é aberta ao público em geral.

A Festa da Tradição tem entrada gratuita, mas, pede-se a doação de um quilo de alimento não perecível para a Promoção Social de Helvetia.

A colônia fica na Alameda Antônio Ambiel, 895, no bairro Helvetia, em Indaiatuba/SP. O acesso também pode ser pela Rodovia Santos Dumont / SP 75, Saída Km 62.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA FESTA DA TRADIÇÃO

Neste sábado (27/7), às 12h, acontece a solenidade de abertura da festa, com o Schützentrunk (Gole dos Atiradores). Às 12h30, tem almoço com pratos típicos e apresentação da Swiss College Dixie Band de São Paulo. Às 14h20, tem a apresentação do Grupo Folclórico Germânico Edelweiss de São Bento do Sul/SC. Às 15h, acontece o Desfile Festivo com o Trinklergruppã e os Grupos Folclóricos de Helvetia. Às 15h30, acontecem mais apresentações dos Grupos Folclóricos de Helvetia. Às 17h30, vai ser realizada a Confraternização dos Grupos Folclóricos de Helvetia com o público. Às 18h, acontece o encerramento do 1º dia da festa ao som do Alphorn em frente à igreja Nossa Senhora de Lourdes.

No domingo (28/7), a programação começa mais cedo, às 9h30, com a Jodlermesse, a Missa Solene em comemoração aos 125 anos da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, coantada pelo Jodlerklub Helvetia. Às 11h, vai ser realizado um Ato Cívico Comemorativo à Data Nacional Suíça, o 1º de Agosto. Às 12h30, tem almoço com pratos típicos e apresentação da Swiss College Dixie Band de São Paulo. Às 13h, acontece a apresentação do Grupo Folclórico Germânico Edelweiss de São Bento do Sul/SC. Às 14h30, vai ser feita a Premiação dos campeonatos de Jass, com homenagem a Leonardo César Amstalden, e Futebol Masculino “Cheli x Guetã Sunntig”, em homenagem a Maria José Wolf Bueno. Às 15h, vai acontecer o Desfile Festivo e Cortejo com o Rei do Tiro, Trinklergruppã e os Grupos Folclóricos de Helvetia. Às 15h20, vão ser realizadas a Coroação do Rei do Tiro e as premiações do Tiro ao Alvo. Às 15h40, tem apresentação dos Grupos Folclóricos de Helvetia. Às 17h, vai ser realizado o sorteio de passagem para a Suíça. Às 17h45, acontece o Laternenzug, cortejo das crianças com lanternas até a fogueira. Às 18h, acontece a Fogueira simbólica, Alphorn, Fahnensshwingen e trinklergruppã encerrando as comemorações suíças do 1º de Agosto.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *