A primeira noite do Encantos de Natal de Indaiatuba, na última sexta-feira (1/12), foi marcada pela estreia da Orquestra Sinfônica Juvenil da cidade, que é formada por 200 alunos da rede municipal de ensino.

Na sexta, a primeira apresentação contou com a participação de cem alunos. Confira um trecho, no vídeo:

(Reportagem e Imagens: Patrícia Lisboa/Dropes)

Os outros cem alunos participaram do espetáculo de domingo (3/12). O Encantos de Natal acontece no Parque Ecológico, em frente à Prefeitura, com entrada gratuita.

O projeto da Orquestra Sinfônica Juvenil de Indaiatuba é desenvolvido com os alunos do Ensino Fundamental do Complexo Educacional Laura Fahl Corrêa, numa parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e de Cultura.

As crianças do 1º e 2º ano participam de aulas de musicalização infantil e as do 3º, 4º e 5º escolheram um instrumento disponibilizado pelo projeto: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, trompa, trompete, trombone, tuba, flauta transversal, clarinete, oboé ou fagote.

O coordenador Weber Marely fala sobre o projeto. “O primeiro encontro dos alunos com a música é através de músicas do cotidiano deles, para que possam entender que as músicas que eles conhecem também pode ser tocada nos instrumentos de orquestra. Depois, os professores apresentam outras músicas, ligadas aos instrumentos que escolheram, e assim conseguimos ampliar não somente o conhecimento, como o acesso destas crianças a um mundo completamente novo”, explica.

“A orquestra possui instrumentos de tamanho reduzido para atender as crianças menores, de forma que elas também possam ter acesso à música, desde a mais tenra idade. Temos duas aulas por semana, individuais e coletivas”, conta Weber.

A proposta vai além do ensino da música. “Observamos uma melhora no ambiente escolar, proporcionada por estes momentos de socialização, além, é claro, da disciplina, algo importante no ensino da música”, afirma Weber.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *