O novo prefeito de Indaiatuba, Custódio Tavares Dia Neto (MDB), quer maior efetividade no acolhimento de pessoas em situação de rua, para reintegrá-las à sociedade. Em reunião realizada, ontem (6/1), com representantes das secretarias de Assistência Social, Saúde, Segurança Pública, Serviços Urbanos e Meio Ambiente e do Departamento de Fiscalização, Taxas e Posturas, ele pediu “união de forças”, para intensificar o trabalho de abordagem dessa parcela da população no município.

O objetivo é realizar buscas ativas diárias, possibilitar condições de acolhida na rede socioassistencial, além de promover ações para a reintegração familiar e comunitária das pessoas em situação de rua.

“Vamos tratar com muita seriedade este assunto. Quero uma equipe de trabalho empenhada e focada para garantir acolhimento e dignidade para as pessoas em situação de rua. Temos parceiros e projetos importantes que podem garantir a reintegração delas na sociedade, e vamos trabalhar para que isso aconteça da melhor forma possível”, destacou o prefeito, em nota.

A população pode colaborar comunicando os casos diretamente ao Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que fica na Rua José Francisco Tuon, 121 – Bairro Santa Cruz, ou pelo telefone 0800 772 772 1, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Fora destes dias e horários o munícipe pode fazer o comunicado pelo telefone 153.

A reportagem do DROPES questionou a Prefeitura sobre a possibilidade do horário de atendimento pelo 0800 ser estendido, o que é uma das reivindicações de setores da sociedade civil que prestam assistência à população em situação de rua na cidade. A Prefeitura informou que, neste primeiro momento, o contato após às 17h continua sendo o telefone 153 da Guarda, ligada à Secretaria Municipal de Segurança Pública, que também está incluída no trabalho de acolhimento da população em situação de rua. Mas, com o novo grupo de trabalho, há expectativa de que novidades sejam anunciadas, nas próximas semanas.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *