Da Redação

O Programa Município VerdeAzul (PMVA), uma iniciativa da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), finalizou a divulgação do Ranking Ambiental Paulista, ontem (24/8), com a certificação dos municípios que se destacaram ao longo de 2021 pelos trabalhos na implementação de políticas públicas e ações sustentáveis. A grande vencedora é Bragança Paulista, que conseguiu a primeira posição no ranking com uma nota de 97.52. Indaiatuba é a 19ª cidade mais bem colocada, com 90,7 pontos.

VIZINHOS

Entre os municípios vizinhos de Indaiatuba, Salto tem a melhor posição no ranking ambiental (7º lugar, com 94,12 pontos), depois Campinas (52º lugar, com 83,45 pontos), Itu (55º lugar, com 83,45 pontos) e Cabreúva (92º lugar, com 76,10 pontos).

RMC

Já entre os municípios que compõem a Região Metropolitana de Campinas (RMC), Indaiatuba é a segunda colocada no ranking, atrás de Americana, que ocupa a 14ª posição, com 90,67 pontos.

TOP 10

No top 10 do ranking ambiental do Programa Município VerdeAzul estão, além de Bragança Paulista, os municípios de Penápolis, São Pedro do Turvo, Guararema, Lençóis Paulistas, São José do Rio Preto, Salto, Itapira, Gabriel Monteiro e Socorro, todos com nota acima de 91,70 pontos.

CERTIFICADO

“É muito gratificante observar os municípios se empenhando em adotar agendas mais sustentáveis e o Município VerdeAzul é a nossa forma de reconhecer o trabalho que essas cidades vêm fazendo ao longo dos últimos tempos, além de apoiar tecnicamente e compartilhar boas iniciativas” explica o secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Fernando Chucre.

Entre a última segunda-feira (22/8) e ontem (24/8), 204 cidades paulistas receberam o certificado do Programa Município VerdeAzul, em solenidades realizadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, em São Paulo.

INDAIATUBA

O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (MDB), comemora a classificação da cidade no programa e ressalta a importância de os municípios se comprometerem com o desenvolvimento sustentável. “Com essa classificação Indaiatuba mostra seu empenho nas questões ambientais, o que reflete diretamente na qualidade de vida da nossa população. Desenvolvemos uma série de ações na área do Meio Ambiente e estamos sempre buscando fazer ainda mais”, disse, em nota.

Indaiatuba possui um grupo de trabalho para elaboração do relatório de dados das ações que pontuam nas 10 diretivas do Programa Município VerdeAzul. O grupo é composto por representantes das secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente; Obras e Vias Públicas; Segurança Pública, por meio da Defesa Civil; Relações Institucionais e Comunicação; Educação; Negócios Jurídicos; Planejamento Urbano e Engenharia; Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) e representantes da Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura).

O PROGRAMA

O Programa Município VerdeAzul foi lançado pelo governo estadual, em 2007, e tem o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão sustentável com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Para que um município seja qualificado, é necessário atingir a pontuação mínima exigida (40 pontos), considerando as notas obtidas nas 10 diferentes diretivas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *