As comemorações do Ano Novo motivam milhares de pessoas a pegar a estrada e dirigir para celebrar com a família que mora distante ou simplesmente viajar para festejar em um local diferente. Mas, a empolgação desse período não deve ser motivo para que os motoristas cometam um grave erro: beber e dirigir.

E é pensando na segurança dos usuários que vão trafegar pelas rodovias que administra e até mesmo aqueles que não vão viajar, mas vão dirigir, que a AB Colinas alerta sobre os riscos da bebida e direção.

Beber e dirigir é uma combinação extremamente perigosa que, além das punições impostas pelo Código de Trânsito Brasileiro, é responsável por números alarmantes. Segundo dados do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa) para o Ministério da Saúde, em 2021 (período mais recente da pesquisa), acidentes provocados pelo uso do álcool foram responsáveis por 1,2 mortes por hora. Esse número representa quase 29 pessoas mortas por dia e 10.887 por ano.

Acidentes de trânsito causados por condutores que beberam são os que mais ocasionaram internações em todo o Brasil nesse período, representando 22,6%, e o segundo que mais causou mortalidade, com 15,8%. Durante o ano de 2021 foram 75.983 hospitalizações por essa causa.

Ainda segundo a pesquisa, 5,4% dos brasileiros relataram dirigir após beber, 89% das mortes causadas pelo álcool na direção são de pessoas do sexo masculino e a faixa etária mais afetada da população está entre 18 e 34 anos.

CUIDADOS

Para garantir a segurança de todos que vão viajar nesses feriados, a AB Colinas orienta que os motoristas não bebam antes e durante a viagem, não utilizem o celular na direção, respeitem os limites de velocidade, somente ultrapassem em local permitido e parem no acostamento apenas em casos de emergência. Realizar a manutenção do veículo antes de iniciar o trajeto também é muito importante para uma viagem tranquila.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *