Por Patrícia Lisboa

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba informou, ontem (9/11), que 157.570 pessoas na cidade estão com uma ou mais doses da vacina contra a covid-19 em atraso.

Indaiatuba tem uma população estimada de 260.690 pessoas e, com mais da metade dos moradores sem a imunização completa, a rede municipal de saúde está em alerta, especialmente, pelo surgimento da BQ.1 variante Ômicron, outra variante do coronavírus, que causa a covid-19.

De acordo com a secretaria, 10.259 pessoas não tomaram a 2ª dose, 43.817 não tomaram a 3ª e 157.570 não foram tomar a 4ª dose. Assim, cerca de 200 mil vacinas já deveriam ter sido aplicadas nessas mais de 157 mil pessoas, tendo em vista que uma pessoa pode estar com uma ou mais doses em atraso.

Em entrevista ao DROPES, a secretária de Saúde de Indaiatuba, Graziela Garcia, reforça a orientação sobre a importância da vacinação. “Há uma outra variante, mas, da mesma doença. Então, a vacina confere proteção e é a única proteção conhecida até aqui. A única maneira de a gente se prevenir para uma próxima onda, para novos casos, para o adoecimento de uma quantidade grande de pessoas é manter o esquema vacinal de cada um atualizado”, afirma Graziela.

CONFIRA O VÍDEO:

NOVA VARIANTE

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a variante BQ.1, uma sublinhagem de BA.5, da Ômicron, carrega mutações em pontos importantes do vírus. A nova cepa já foi detectada em 65 países, incluindo o Brasil, e apresenta uma prevalência de 9% dos casos totais atuais. Segundo cientistas, embora a nova variante ainda esteja em análise, a maneira mais eficiente de reduzir a transmissão e o impacto, é com o reforço vacinal.

LOCAIS DE VACINAÇÃO

Em Indaiatuba, a vacinação contra a covid-19 está sendo feita em todas as unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, exceto feriados. Aos sábados, o atendimento é feito na Praça Dom Pedro, no Centro, das 8h às 12h.

ESQUEMA VACINAL

A quarta dose da vacina está disponível para pessoas a partir de 18 anos, que já tenham recebido a terceira dose há mais de quatro meses.

A mesma regra vale para a terceira dose dos adolescentes de 12 a 17 anos, que também precisam aguardar o intervalo de quatro meses desde a aplicação da última dose.

Crianças de três a 11 anos só podem receber duas doses da vacina.

Pessoas a partir de 18 anos com alto grau de imunossupressão podem receber até cinco doses da vacina contra a covid-19, desde que haja quatro meses de intervalo entre as doses.

Para receber o imunizante é obrigatório que a pessoa tenha o cadastro no Minha Vacina e esteja portando documentação pessoal.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo WhatsApp da Secretaria Municipal de Saúde (19) 99779-3856.

NÚMEROS DA COVID-19

Do início da pandemia até a última segunda-feira (7/11), a cidade acumula 871 óbitos por causa da covid-19 e 61.802 casos positivos.

Não há confirmação de óbito por causa da doença, em Indaiatuba, desde o dia 31 de julho deste ano.

A Secretaria Municipal de Saúde também afirma que não há internados por causa da covid-19, no sistema de saúde de Indaiatuba, incluindo as redes pública e privada.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *